Como você já deve saber, existem diferentes especialidades médicas, que são ramos que exigem estudo e especialização por parte dos novos profissionais de saúde. Dentro de tantas áreas, existem os médicos nutrólogos, que são os especializados em nutrologia. Conhecemos amplamente os nutricionistas, que são os profissionais formados em nutrição e que atendem o público em consultórios e também podem trabalhar em restaurantes, indústrias e afins.
A nutrologia é uma especialidade médica, o que significa que o médico em formação ainda cumpre mais alguns anos de estudo se aprofundando no tema. O médico nutrólogo, como detalharemos a seguir, atende questões de saúde relacionadas à alimentação e suas interações com os sistemas do corpo humano.
Como muitas pessoas não conhecem esta especialidade, existe também a dúvida sobre quando procurar o nutrólogo. Nos tópicos a seguir, detalhamos algumas recomendações e encaminhamentos comuns para este médico especialista. Confira agora.
Anemias e deficiências nutricionais
A anemia é uma condição caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, ou pela presença destes porém disfuncionais (anemia falciforme), o que causa uma redução do fluxo de oxigênio em todos órgãos, provocando fadiga, fraqueza e falta de ar, entre outras condições. Além da causa genética, que ocorre na anemia falciforme, a anemia é considerada uma deficiência nutricional, pois reflete a falta de ferro e outras vitaminas e minerais no sangue.
Existem outros quadros caracterizados pela deficiência de alguns elementos no corpo. Por vez, isto não desenvolve uma doença em si, mas sim algum sintoma como problemas de pele, problemas de digestão, imunidade baixa e afins. O nutrólogo pode investigar a causa e aconselhar sobre os melhores tratamentos.
Dietas restritivas
Um nutrólogo será essencial para acompanhar de perto pessoas com dietas restritivas, seja por problemas de saúde, como as alergias alimentares, ou por decisão própria, como nas dietas veganas ou vegetarianas. Existem ainda condições em que o paciente é encaminhado ao nutrólogo por apresentar comportamento compulsivo com a comida ou ainda por se restringir a um único alimento. O trabalho do médico orienta sobre uma dieta mais equilibrada e também para a suplementação correta.
Obesidade
Quadros de obesidade são acompanhados por nutrólogos para ter melhor avaliação de exames, uma orientação profissional sobre as dietas e também o encaminhamento para tratamentos ou outros profissionais. O objetivo não necessariamente é emagrecer, mas sim se manter saudável.
Na outra ponta, o nutrólogo também se faz necessário no time de especialistas que tratam de pacientes com transtornos como a anorexia e a bulimia. Aqui acho q cabe falar um pouco sobre esses dois transtornos…
Doenças crônicas
O nutrólogo também dará apoio à pacientes com doenças crônicas, como a diabetes e algumas alergias alimentares, além de quadros como a pressão alta e o colesterol e triglicérides também elevados. O acompanhamento com este médico traz a orientação correta sobre adaptações na dieta.
Caso ainda tenha dúvidas se a consulta com o nutrólogo serve para você, é interessante consultar um clínico geral e compartilhar suas queixas e dúvidas. Este médico pode passar o encaminhamento para o nutrólogo. Encontre um clínico geral ou médico nutrólogo no DrApp e agende online.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.