Conheça os direitos do paciente em consultas médicas

26 de abril de 2024
direitos do paciente14

Em uma consulta médica, e em todos os atendimentos dentro do contexto de saúde, os pacientes têm direitos garantidos pela legislação brasileira – seja no atendimento particular ou público. Os direitos do paciente existem para garantir atendimentos seguros, autonomia e acesso às informações, também contra qualquer forma de discriminação.

Para fazer seus direitos valerem, é essencial que os pacientes e acompanhantes os conheçam e saibam como reagir e reivindicar os pontos necessários. Neste artigo, listamos alguns dos direitos dos pacientes na relação com médicos, principalmente no contexto das consultas. Atendimentos de emergência e internações em hospitais passam por direitos um pouco mais complexos.

Confira, a seguir, quais são os direitos do paciente que você precisa conhecer.

Atendimento digno

Todos têm direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso. Isso significa que o médico e todos profissionais de saúde, além de recepcionistas e atendentes, devem atender os pacientes pelo nome, sem preconceito de raça, cor, idade, sexo ou possível diagnóstico. Este elemento do atendimento também deve considerar a autonomia do paciente, que – desde que esteja lúcido e ciente – tem liberdade para consentir, questionar ou recusar procedimentos e possíveis tratamentos para seu caso.

Acompanhante

O paciente tem direito a acompanhamento, se assim desejar, durante consultas, internações e outros procedimentos. Isso deve ser considerado levando em conta a autonomia do paciente, sua compreensão sobre as instruções do atendimento e também a confiança e segurança individual.

Da mesma forma, adolescentes a partir dos 12 anos não precisam de acompanhamento no momento da consulta médica, pois já têm sua privacidade garantida.

Informação

Também é um direito fundamental dos pacientes o acesso à todas informações relacionadas ao seu atendimento, diagnóstico e tratamento. Todas recomendações e informações que constam no prontuário, devem ser passadas de forma clara e objetiva, para orientá-lo sobre atendimentos, medicações, exames e outras necessidades.

O paciente é livre para tirar todas suas dúvidas dentro da consulta. Exercer esse direito é essencial para reconhecer seu diagnóstico, tomar decisões acertadas e seguir com o melhor tratamento possível.

Medicação e receituário

Ainda na mesma ideia do direito à informação, o paciente tem direito de conhecer toda a medicação prescrita ou já aplicada, em caso de internações ou atendimentos de emergência. Quando o médico indica remédios para seguir o tratamento em casa, é um direito do paciente receber o receituário com os nomes genéricos, descritos de forma legível, sem abreviações e com toda a indicação de posologia.

Sigilo e privacidade

A relação médico-paciente é de sigilo. Este ponto é garantido pelo próprio Código de Ética Médica, em que o profissional é proibido de “revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão” e “revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento”.

O paciente não pode ter seu quadro e diagnóstico divulgados. Também é um ponto no sigilo profissional a proibição de divulgar nomes, fotos e outros elementos associados aos pacientes.

Conhecer os seus direitos como paciente, ou como acompanhante, é importante também considerando os pontos relacionados ao agendamento de consultas e ao uso da internet para contatar clínicas e médicos especialistas. Não deixe de conferir também nossas dicas para marcar consulta online com segurança.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz