Hemograma completo: seus benefícios e por que você deve fazer

23 de abril de 2024
2

O hemograma consta em muitos pedidos de exames, acompanhando a rotina de muitos pacientes e servindo como uma visualização rápida do estado de saúde de crianças e adultos. Este é um exame laboratorial, com análise a partir de uma amostra de sangue. O nome hemograma completo se refere a uma versão mais detalhada do exame, podendo acompanhar também os valores comparativos para cada elemento analisado. 

Até mesmo a realização da coleta é bem simples, e é comum que o pedido seja acompanhado também dos exames de colesterol, glicemia e algumas análises hormonais, aproveitando uma única viagem ao laboratório e compartilhando mesmo jejum. 

Preparamos este artigo para apresentar esse exame , suas aplicações 
e sua importância importância nas análises médicas. Confira agora! 

O que é o hemograma? 

Como mencionado na abertura, hemograma completo é uma análise laboratorial realizada a partir de uma amostra de sangue. Nele, é possível contabilizar e analisar diferentes estruturas e elementos que compõe o sangue humano, a exemplo de: 

  • Glóbulos vermelhos (ou hemácias), células que transportam o oxigênio pelo corpo, tanto em quantidade como em qualidade; 
  • Glóbulos brancos, relacionados ao sistema imunológico e a defesa contra infecções; 
  • Hemoglobina, proteína que trabalha também no transporte do oxigênio; 
  • Hematócritos, relação de volume dos glóbulos vermelhos no sangue; 
  • Plaquetas, para a coagulação do sangue; 
  • Entre outras relações e interações das células e componentes do sangue. 

Dentro de algumas horas ou depois de alguns dias, os resultados são entregues em um documento impresso ou arquivo digital emitidos pelo laboratório responsável. 

Por que o hemograma completo é solicitado? 

Esse não deve ser um motivo de preocupação, afinal o exame é simples e faz uma análise inteligente sobre a saúde de cada paciente. Isso porque o nosso sangue carrega informações relacionadas a nossa imunidade, a possíveis anemias (glóbulos vermelhos insuficientes ou com deformidades) e também sobre a presença de inflamações ou agentes infecciosos no organismo, denunciados pela reação dos glóbulos brancos.  

Em caso de dúvidas, o seu médico deve te orientar sobre as expectativas em relação ao exame e também sobre como ele é realizado, indicando o preparo necessário. 

Como o exame é realizado 

Através da coleta de uma amostra de sangue, que pode ser colhida por enfermeiros ou técnicos em hospitais, clínicas, laboratórios ou até mesmo na própria cada do paciente. O hemograma em si não exige o período de jejum, porém, se ele será complementado com coletas também de triglicérides, glicemia e colesterol, o jejum de 8 a 12 horas pode ser necessário. Novamente, fica a recomendação para questionar essa necessidade com seu médico e no laboratório de coleta. 

É recomendável, quando existe a necessidade de fazer jejum, realizar os exames de sangue pela manhã. A coleta intravenosa é simples, levando poucos minutos para preencher os tubos que serão enviados para análise. O profissional que faz a coleta vai fazer um curativo simples na área perfurada, geralmente na dobra do braço, e o paciente receberá as instruções para evitar hematomas ou sangramentos após o exame. O paciente fica liberado para seguir o seu dia normalmente, pois a recuperação é simples. 

Precisa fazer hemograma completo? Em alguns laboratórios, pela simplicidade da coleta, não é necessário nem agendar o exame, mas isso varia entre cada empresa e suas políticas. Se você está com seu pedido de hemograma em mãos, solicite o agendamento de seus exames com um valor especial com DrApp APM. 

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz