Você já se consultou com um dermatologista? Esta especialidade médica diz respeito aos cuidados com a pele, que incluem a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes.
São mais de 3 mil doenças dermatológicas que podem afetar pessoas em todas as idades, de causas que podem estar relacionadas ao ambiente externo ou a fatores genéticos. Para além de sintomas, o dermatologista também responde pela área voltada pela beleza e estética humana, em intervenções, procedimentos e prescrição de tratamentos cosméticos.
Existem subespecialidades da dermatologia e, neste artigo, você poderá entender mais sobre a dermatologia clínica e a dermatologia estética. Confira.
O que é Dermatologia Clínica?
Dermatologia Clínica e Preventiva é uma das especializações da área que atua diretamente no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, mucosas, cabelo e unhas. Sendo assim, todos os médicos especialistas em dermatologia possuem habilitação para o atendimento clínico de pacientes.
O dermatologista clínico deve ser consultado em casos onde o paciente tenha sintomas e alterações na pele que possam comprometer a saúde e o bem-estar. Em atendimento ambulatorial, no consultório ou hospitalar, este profissional é habilitado para tratar doenças como infecções, inflamações e tumores, com o suporte de exames complementares para identificar o tratamento mais adequado.
O que é Dermatologia Estética?
Dermatologia cosmiátrica ou estética é a especialidade da dermatologia relacionada à beleza e os tratamentos voltados para manutenção e melhora da aparência da pele e partes relacionadas, de forma ética, ampla e com embasamento científico. O dermatologista especialista em cosmiatria utiliza-se do conhecimento médico e da estética para avaliação de cada paciente e indicação do tratamento adequado, levando em consideração os riscos, necessidades e expectativas para cada caso.
Essa especialidade é responsável por tratamentos para o envelhecimento, como rugas e manchas, remoção de tatuagens e cicatrizes, controle de acne e outras questões estéticas, utilizando, por exemplo, preenchimentos e aplicações de substâncias, lasers, peelings, prescrição de medicamentos, uso de loções, cremes, pomadas, ácidos e afins.
Não se deve confundir esta especialidade médica com a profissão de esteticista. Este último conta com bacharelado ou formação técnica para realizar tratamentos corporais e faciais como limpeza de pele, depilação, drenagem linfática e outros.
Outras especialidades em dermatologia
Além da dermatologia clínica e estética, existem outras subespecialidades com conhecimento ainda mais aprofundado em:
- Onicologia – doenças que acometem a unidade ungueal (unha e suas partes);
- Dermatologia Cirúrgica – procedimentos na pele ou no tecido subcutâneo;
- Dermatologia Oncológica – diagnóstico e tratamento do câncer de pele.
Quando procurar um dermatologista?
A principal recomendação para consultar um dermatologista será sempre que surgirem alterações ou for necessário realizar um procedimento na pele e outras áreas relacionadas. Também para as demandas relacionadas à aparência que possam trazer desconforto, como os sinais de envelhecimento.
Sendo assim, sintomas como coceiras, descamação, vermelhidão, manchas na pele e nas unhas, e ainda os procedimentos estéticos considerados simples, devem passar pela avaliação do dermatologista.
Do início até aqui, ressaltamos a relevância deste médico para segurança da saúde e, para se certificar sobre a especialização, você pode consultar o Registro de Qualificação de Especialização (RQE) do profissional.
Visite drapp.com.br e encontre dermatologistas para agendamento na sua região!
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.