As doenças do coração, como são conhecidas as doenças cardíacas ou doenças cardiovasculares, estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Com diversas origens, como fatores genéticos, hábitos alimentares e sedentarismo, o acompanhamento médico é essencial para evitar o agravamento dessas doenças.
Apenas durante o período de pandemia, registrou-se um aumento de 31% em casos de mortes por doenças cardiovasculares, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Para os especialistas, esse número de casos pode indicar a falta de diagnóstico precoce e a busca por atendimento já nos primeiros sintomas.
Saiba mais sobre o papel do cardiologista no acompanhamento das doenças cardíacas e quando é a hora de procurar um especialista.
Principais doenças do coração
Muitas dessas doenças podem não apresentar sintomas nos estágios iniciais, levando pacientes a procurar tardiamente o auxílio médico, essencial para reduzir riscos. O ideal é que o cardiologista atue junto com medidas de prevenção, avaliando através de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, e orientando seus pacientes sobre práticas benéficas para se manter saudável.
Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), hipertensão e arritmia cardíaca estão entre as principais doenças que afetam o sistema cardiovascular. Algumas dessas, como o infarto e AVC, geralmente acontecem em eventos na forma aguda, com o entupimento de vasos sanguíneos que impedem o fluxo de sangue. Nesses casos, o atendimento imediato é primordial para que o paciente possa se recuperar, com menor chance e gravidade de sequelas.
O médico cardiologista atua no atendimento emergencial durante e após os eventos, para avaliação e tratamento, com acompanhamento que geralmente segue para toda a vida do paciente, com medicamentos e outras terapias prescritas a cada situação.
Fatores de risco para doenças cardiovasculares
Pessoas que apresentam fatores de risco que contribuem para o surgimento de doenças do coração, como:l
- Obesidade e sobrepeso;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos, inclusive crianças;
- Alimentação inadequada;
- Tabagismo;
- Estresse, depressão, ansiedade;
- Histórico familiar de doenças cardíacas e outras.
Devem fazer o acompanhamento com o cardiologista regularmente para identificar as causas e tratá-los. Na ausência destes ou sintomas como dores no peito, cansaço excessivo, inchaço dos membros, dores de cabeça e desmaios frequentes sem causas aparentes, o recomendado é fazer a primeira visita a partir dos 45 anos para homens e 50 para mulheres.
Quando procurar um cardiologista
[MOTION] Quando procurar um cardiologista?
Especialista na saúde do coração, o médico cardiologista deve ser consultado também de maneira preventiva. O recomendado é que pessoas adultas façam ao menos uma visita ao cardiologista para avaliar riscos cardiológicos, principalmente em situações como antes do início de atividades físicas ou de pessoas que tenham casos de cardiopatias na família.
Cuide-se para uma vida com mais qualidade! Conte com DrApp para encontrar cardiologistas na sua região. Agende online sua consulta agora mesmo pelo site www.drapp.com.br ou em nosso aplicativo. É simples, rápido e preço justo!
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.