Conheça o sistema imunológico e como seu corpo se defende de doenças

16 de abril de 2024
3

Toda vez que um invasor, seja vírus, bactéria ou agente alérgeno, por exemplo, entra em contato com nosso organismo, um verdadeiro exército de células, tecidos, moléculas e órgãos age como uma barreira protetora na tentativa de impedi-los.

Também conhecido como sistema imune ou sistema imunitário, o sistema imunológico é o mecanismo de defesa do corpo humano, capaz de destruir e inativar microorganismos e invasores que possam causar prejuízos à saúde.

Portanto, é necessário mantê-lo fortalecido através de hábitos saudáveis e outros cuidados que você pode conferir neste artigo. A seguir entenda como o sistema imunológico funciona na defesa contra doenças.

Como funciona o sistema imunológico

Em contato com antígenos, substâncias reconhecidas como nocivas à saúde, o sistema  imunológico reconhece esses agentes e mobiliza os chamados anticorpos ou imunoglobulinas, componentes presentes no sangue e em outras partes do organismo, desencadeando uma série de reações que podem gerar sintomas mais ou menos graves.

Os antígenos, em alguns casos, podem ser células do próprio organismo e assim caracterizar uma doença autoimune como lúpus. Normalmente, a ação coordenada do sistema imunológico é a principal responsável pelo combate a efeitos negativos causados por doenças, quanto mais efetiva for a resposta aos antígenos, melhor caracteriza-se a imunidade quanto a essas doenças.

Tipos de imunidade

A imunidade é a capacidade de responder a esses antígenos e proteger-nos contra infecções, e pode ser adquirida de forma natural ou artificialmente através de vacinas. São dois tipos:

  • Imunidade inata: é a imunidade natural que nos acompanha desde o nascimento. Barreiras presentes na pele, mucosas e outras estruturas agem como uma primeira linha de defesa, de forma imediata e contra um número limitado de substâncias, sem uma resposta específica. Esse tipo de imunidade não cria uma memória imunológica contra infecções futuras.
  • Imunidade adquirida: a segunda linha de defesa é adquirida através da síntese de anticorpos quando somos expostos a antígenos ao longo do nosso desenvolvimento. Neste caso, o período de exposição e a resposta do organismo é maior. Cria-se uma memória imunológica que pode ajudar a combater infecções recorrentes por determinado agente. Pode ser adquirida de forma ativa, através da vacinação, ou passivamente, através da administração de anticorpos de outra pessoa ou animais, como no caso do soro de animais peçonhentos, cobras e aranhas, por exemplo.

Como fortalecer o sistema imunológico

A imunidade baixa pode representar um risco para o enfraquecimento do organismo. É possível agir para tornar o sistema imunológico mais forte através de hábitos que envolvem cuidados com a qualidade de vida. A alimentação balanceada, rica em nutrientes e substâncias como zinco, vitamina C, ômega-3 e probióticos, pode contribuir para produção de células de defesa. Veja aqui a relação entre a alimentação e imunidade. Atividades físicas e sono regular também fazem parte dessas ações.

Pessoas de todas as idades devem observar a frequência de gripes, resfriados e outras infecções que podem indicar que exista uma baixa no sistema imunológico. Visitas ao médico regularmente para consultas e realização de exames são atitudes muito bem-vindas para monitorar a imunidade e manter a saúde geral em dia. Conte com DrApp para agendar suas consultas e exames com economia e conforto.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz