Hábitos saudáveis como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são recomendados por profissionais de saúde e importantíssimos no combate das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte em todo o mundo.
Segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia, no país, mais de 30% dos óbitos registrados são causados pelas conhecidas doenças do coração, que também afetam as veias e artérias que compõem o sistema circulatório.
Muitas dessas mortes podem ser evitadas com a prevenção dos fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Conheça as principais doenças cardíacas e circulatórias e saiba como elas podem ser prevenidas.
O que são doenças cardiovasculares?
O sistema circulatório tem como principal função distribuir o sangue pelo organismo que carrega consigo oxigênio, nutrientes, hormônios e demais substâncias essenciais para o funcionamento adequado de todas as células.
As doenças cardiovasculares (DCV) estão diretamente ligadas ao coração, artérias, veias e vasos capilares. Caracterizadas pela maior gravidade, estão aquelas que afetam as artérias do coração e do cérebro.
Os fatores de risco predominantes para o aparecimento dessas doenças estão relacionados ao gênero (maior prevalência em homens), idade (maioria acima dos 50 anos), fatores genéticos e também fatores comportamentais como sedentarismo, consumo de álcool em excesso, tabagismo e alimentação rica em gorduras e açúcares estão entre eles, além do excesso de peso e obesidade, colesterol e triglicérides alto, diabetes e hipertensão.
Sintomas são menos comuns e quando se manifestam como a dor no peito, dificuldade para respirar e falta de ar, sensação de enjoo e vômito, fraqueza nos membros, confusão mental, dificuldade para enxergar, falar e escutar e o desmaio, podem estar relacionados ao acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio.
O tratamento depende do tipo de doença cardiovascular e pode incluir intervenções cirúrgicas, uso de medicamentos e outras terapias recomendadas por médicos e especialistas como o cardiologista – o “médico que cuida do coração”.
Principais doenças do coração
Segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares podem ser classificadas em:
- Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
- Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
- Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
- Doença cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;
- Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento;
- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.
Aqui, ainda podemos citar os eventos agudos, como o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), respectivamente causados pelo acúmulo de gordura e coágulos que bloqueiam o fluxo sangue nos vasos e artérias do coração e do cérebro. Tratam-se de casos de emergência em que o tempo para atendimento dos pacientes é essencial para ter alguma recuperação.
Como prevenir doenças cardiovasculares
Sem dúvidas, a melhor forma de prevenção às doenças cardiovasculares é a combinação entre a redução dos fatores de risco existentes e acompanhamento médico regular. Consultas e exames realizados periodicamente contribuem para o diagnóstico e tratamento precoce que podem salvar sua vida de complicações. Saiba, então, quando procurar um cardiologista.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.