Dicas de limpeza para combater a COVID-19

02 de dezembro de 2021
combate COVID-190

A COVID-19 – doença do novo coronavírus – exige que cada um de nós faça sua parte para diminuir o número contágios. A melhor forma de eliminar o vírus do ambiente, principalmente ao chegar da rua, é fazendo uma limpeza atenta e com produtos adequados para desinfectar superfícies e materiais variados. A higiene pessoal é igualmente importante.

Isso porque o vírus que estamos enfrentando nessa epidemia é protegido pelo que os médicos e especialistas chamam de “camada lipídica”, ou seja, sua estrutura conta com gordura. Utilizar sabão e produtos de limpeza específicos, como o álcool e o cloro, destrói essa camada de proteção do coronavírus, e assim ele não tem mais capacidade de infectar nosso organismo.

Neste artigo, DrApp traz dicas de limpeza para combater o novo coronavírus. Para se prevenir contra a COVID-19, siga as recomendações.

Limpeza da casa

A melhor recomendação neste período é para não sair de casa, mas sabemos que por vezes isso é necessário para comprar suprimentos, resolver algum problema ou mesmo para seguir com as demandas do trabalho. Na rua e em casa, é essencial lavar bem as mãos – a recomendação é de pelo menos 20 segundos – e utilizar o álcool gel quando não for possível usar água e sabão.

Chegando em casa, é recomendado já separar as roupas, colocá-las para lavar e não se esquecer de higienizar sapatos, óculos, celular, chaves, bolsa e outras peças que ficaram expostas ou que foram tocadas do lado de fora.

Dentro de casa, a limpeza deve se voltar para todas as superfícies tocadas (maçanetas, corrimões) e então para o ambiente no geral. Use o álcool (idealmente o de concentração 70%) ou produtos específicos (desinfetantes, por exemplo) que o contenham para fazer a limpeza do chão e de móveis. A água sanitária e o cloro também são eficientes, ideais para limpar o piso frio e todo o banheiro. 

Uma dica extra é cuidar para não manchar móveis ou tecidos com a água sanitária (cândida),e também usar luvas de limpeza ao manipular os produtos de limpeza já que eles podem ressecar a pele e provocar reações alérgicas.

Limpando o carro

Além da recomendação principal de andar com as janelas abertas, contra o ar-condicionado, é interessante higienizar volante, maçanetas e o câmbio com um pano umedecido com álcool. Limpar os bancos e vidros também é importante, principalmente ao transportar alguém que apresenta sintomas como tosse e espirros.

E os produtos que chegaram do mercado?

Estes ambientes estão concentrando uma maior quantidade de pessoas, e por isso os produtos podem estar expostos ao vírus. Higienizar as mãos é essencial ao chegar em casa e, antes de manuseá-los, higienize também as embalagens com um pano umedecido com álcool. Água e sabão podem ser utilizados em latas, vidros e garrafas plásticas. Depois de secos, guarde-os em seu armário. Para verduras, leguminosas e frutas frescas é recomendado deixá-los de molho, durante 15 minutos, em uma solução de 1 colher de água sanitária para cada litro de água.

Todas estas dicas de limpeza contra o coronavírus também são muito úteis para proteção contra outros vírus, fungos e bactérias. Um último ponto é higienizar também os equipamentos eletrônicos utilizados em casa ou no trabalho. Computadores, controle remoto, videogame e celulares devem ser limpados com o álcool isopropílico, próprio para isso, devido a mínima concentração de água.

Para se informar sobre a COVID-19 no Brasil, acesse o site especial do Ministério da Saúde, fonte mais confiável e atualizada sobre o novo coronavírus. Cuide-se e, se possível, fique em casa. Conte com DrApp!

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz