Com a pandemia do coronavírus, muitas das coisas que ainda não estavam em nossas rotinas, ou que apareciam como um privilégio para poucas áreas e pessoas, começaram a aparecer com maior frequência e adoção. Para trabalhar, estudar e também para cuidar da saúde, as videochamadas se tornaram grandes aliadas do público. Elas, e mais algumas ferramentas, possibilitaram as teleconsultas.
No Brasil, a telemedicina sempre foi discutida e teve aplicação restrita até 2020, quando, em caráter emergencial devido à pandemia, a modalidade de atendimento com teleconsulta foi aceita. Neste artigo, apresentamos brevemente o que é a telemedicina e também as teleconsultas. Para que você aproveite esse formato de atendimento médico, elaboramos uma explicação sobre ferramentas utilizadas e onde você pode procurar e agendar as consultas online.
Confira agora!
Conceito de Telemedicina
Telemedicina é um termo amplo, o qual inclui outros mais específicos como teleconsulta, telecirurgia, teleorientação e telemonitoramento, e que resume e define a prática da medicina com o apoio de tecnologias que permitem o distanciamento e o atendimento remoto. Através de ligações e, agora com maior aderência, as videoconferências, é possível que os profissionais de saúde façam o contato com outros médicos e também diretamente com seus pacientes.
Sendo o principal meio de atender diretamente aos pacientes em consultas eletivas e utilizado para o acompanhamento de quadros crônicos, focamos agora na teleconsulta.
O que é uma teleconsulta?
Como o próprio nome indica, a teleconsulta é o atendimento do paciente em consulta agendada. Ela não se limita ao atendimento médico, sendo liberada também para psicólogos, sempre conforme orientações do Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Psicologia do Brasil.
A teleconsulta, então, é agendada com data e horário e exige que médico e paciente contem com conexão à internet e um aparelho com câmera para fazer a chamada, podendo ser um smartphone, tablet ou notebook. Prioritariamente, é utilizada uma ferramenta exclusiva para fazer a videochamada, com canais também para enviar pedido de exames e receituário com assinatura digital, o que garante uma maior segurança dos dados e da privacidade do paciente e do médico.
No momento do atendimento, é necessário que o paciente esteja com tempo disponível e em ambiente sem interrupções. É recomendável também utilizar fones de ouvido com microfone, que vão deixar o áudio da ligação com melhor qualidade.
As teleconsultas não podem atender urgências, porém são ótimas aliadas, por exemplo, de pacientes que não podem se locomover, que se encontram distantes dos consultórios e que são do grupo de risco para a exposição ao coronavírus.
Como agendar sua teleconsulta
Ainda não sabemos como a telemedicina e as teleconsultas vão se manter após a pandemia, mas por hora é possível agendar suas consultas com este formato de atendimento, observando disponibilidade de médicos, seus equipamentos e a conexão. Outro ponto de observação é o fato de que, na maioria da vezes, será necessário fazer o pagamento da consulta online, utilizando ferramentas seguras que permitem até mesmo o pagamento com cartão de crédito ou então as transferências online.
Você pode procurar os contatos de sua clínica ou médico de preferência para saber se estes estão atendendo remotamente. Vale a pena buscar por recomendações e referências de família e colegas.
Com DrApp APM, você pode encontrar médicos das mais diversas especialidades para agendar teleconsultas. Tudo isto com valores justos e pagamento online, assim você cuida da sua saúde e de toda a família. Acesse DrApp e conheça a solução!
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.