Organizar a rotina de trabalho em uma clínica de saúde com diversos profissionais, ou mesmo no caso de um consultório médico individual, pode ser bastante custoso, considerando a necessidade de administrar finanças, agendas, atendimento ao público e outros pontos. Nesse cenário, um ponto positivo é que já existem muitas ferramentas de gestão para as clínicas e consultórios.
A tecnologia é de grande auxílio na administração de consultórios médicos, cobrindo muitas das necessidades da clínica e seus profissionais, conforme você verá a seguir. Vai ficar a critério do gestor mapear o que precisa ser melhorado ou implantado e então buscar pelas plataformas ou produtos que melhor se encaixam no perfil.
Conheça agora 5 sugestões de ferramentas para gestão de clínicas e consultórios.
Ferramentas financeiras
O primeiro tipo de ferramenta para gestão de clínicas é o de finanças. Essencial para o funcionamento de qualquer negócio, a gestão financeira deve ser acompanhada de perto e revista todos os meses – até mesmo todos os dias – com atenção ao faturamento, às contas a pagar, compra de materiais, aos pagamentos da equipe, etc.
Embora uma planilha possa dar conta dessa demanda, existem plataformas online para atualização e gestão das finanças de sua clínica. Podem ser gerados alarmes e lembretes sobre contas, avisos sobre cada pagamento recebido, gráficos para acompanhar o faturamento e outras atividades desse trabalho. É interessante procurar ferramentas próprias para o setor de saúde, que estarão mais próximas à realidade da sua empresa.
Prontuário eletrônico
Essencial para substituir as pastas e papéis de prontuário. O prontuário eletrônico de pacientes é prático, estando disponível em computadores e tablets. Permite a recuperação e atualização rápidas sobre os dados dos pacientes, além de economizar tempo e espaço. As informações ficam seguras e são acessadas rapidamente pelo médico responsável. É importante avaliar bem o momento e como escolher essa ferramenta.
CRM (Relacionamento)
O CRM é uma ferramenta comum ao marketing, com o objetivo de gestão do relacionamento com clientes, que tem boas utilidades para um consultório médico. Isso porque a ferramenta mantém um registro sobre todos seus pacientes, tomando nota sobre número de agendamentos, períodos de atividade e contatos, além de informações como endereço, data de nascimento, etc. O CRM também pode ser utilizado para envio de e-mails marketing.
PABX
O PABX já é bem conhecido, sendo o sistema de ramais para conectar telefones à uma mesma linha. Para facilitar o trabalho de recepcionistas, é interessante utilizar o PABX VOIP, que faz ligações para números de telefone a partir do computador. Existem ferramentas de VOIP que registram informações sobre cada contato, o que é interessante para clínicas com vendedores.
Agendamento online
Tipo de ferramenta digital que está sendo cada vez mais procurado, já que é uma demanda do próprio público (pacientes). Existem plataformas online em que a clínica se registra e cadastra perfis de cada profissional, com suas respectivas agendas. Uma agenda online funciona dentro de um site, constando todos horários disponíveis para agendamento com o médico ou outro profissional. O link da agenda pode, então, ser divulgado em canais próprios da clínica, como site e redes sociais, listas de e-mails para os pacientes, cartão de visitas, etc.
Quando um paciente faz o agendamento pela plataforma, a clínica é avisada e deve confirmar (ou não) o atendimento. Algumas destas ferramentas também enviam mensagens SMS de lembrete para o paciente, evitando faltas no consultório.
Como já citado, as ferramentas de gestão de clínicas e consultórios podem ser individuais para cada necessidade ou mais completas e integradas. Conheça o DrApp, plataforma gratuita para conseguir mais agendamentos para seu consultório.
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