A Cirurgia do Aparelho Digestivo é uma especialidade médica relacionada tanto ao campo dos cirurgiões como também entre os gastroenterologistas e coloproctologistas. Para chegar nesta especialização, são anos de formação e residência médica que cobrem toda a extensão do aparelho digestivo e quadros que o atingem.
O aparelho digestivo, também chamado de trato gastrointestinal ou tubo digestivo, se estende desde a boca até o reto e ânus. Ele é formado por órgãos complexos, como o estômago, fígado e intestinos, e por glândulas anexas responsáveis pela produção de hormônios e elementos do suco gástrico. Tudo é organizado para que os alimentos sejam digeridos, absorvidos e então eliminados.
Cirurgia do Aparelho Digestivo é a especialidade que engloba todos os procedimentos possíveis dentro deste sistema. Um paciente pode ser encaminhado para esse profissional por diferentes motivos, considerando desde necessidades para um maior conforto até a análise e retirada de tumores.
Saiba quando é indicada a Cirurgia do Aparelho Digestivo conhecendo alguns dos procedimentos mais comuns nesta especialidade.
Videolaparoscopia
Este não é especificamente um procedimento cirúrgico, e sim a técnica mais utilizada atualmente quando se trata de cirurgias nos órgãos do aparelho digestivo. A videolaparoscopia é minimamente invasiva, pois utiliza micro câmeras introduzidas em cortes de até 15mm para dar a melhor visualização dos órgãos internos. Os aparelhos necessários também são introduzidos por estas vias, sem a necessidade de abrir grandes cicatrizes no abdômen.
O procedimento também é feito para diagnosticar. O avanço dessa técnica se dá também com a utilização de aparelhos robóticos. Os seguintes procedimentos em cirurgia do aparelho digestivo podem utilizar a videolaparoscopia.
Cirurgia Bariátrica
É a gastroplastia, também chamada de cirurgia de redução do estômago ou cirurgia da obesidade. A bariátrica tem o objetivo plástico e também reparador, fazendo a redução do tamanho do estômago para melhorar a saúde e qualidade de vida dos pacientes. Existem diferentes técnicas para este objetivo, desde o corte e remoção de uma parte do órgão até a instalação de anéis que limitam a expansão do estômago.
Cirurgia de esôfago (refluxo)
O refluxo gastroesofágico é uma condição inicialmente tratada com medicação, mudança de hábitos e dieta. Quando o desconforto não é revertido por estas vias, pode ser indicada a cirurgia de esôfago, o canal mais afetado pelo refluxo do ácido gástrico. Como as causas dessa condição podem estar ligadas a um defeito anatômico na válvula que separa esôfago e estômago, a cirurgia pode adequar este canal. Também pode ser o caso da cirurgia de esôfago ser indicada para reverter lesões ou encontrar tumores.
Cirurgia colorretal
É a cirurgia focada na parte final do aparelho digestivo, especificamente o cólon e reto. É utilizada principalmente para remoção de tumores, mas também traz benefícios para quadros de diverticulite, doença de Crohn, úlceras ou presença de pólipos no intestino grosso. Com a utilização da videolaparoscopia, a recuperação é mais rápida e os benefícios garantidos sem prejudicar na rotina.
Cirurgia oncológica
Não é uma exclusividade da Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas está presente nessa especialidade considerando os procedimentos para pesquisa, diagnóstico e retirada de tumores cancerígenos, principalmente os malignos. Pode ser aplicada em diferentes órgãos do sistema, dependendo do que for investigado junto ao médico. Um caso comum ainda não citado aqui é a cirurgia para retirar o câncer de pâncreas (duodenopancreatectomia).
Outros tipos de cirurgias neste sistema são os transplantes (de fígado, por exemplo) e as retiradas de órgãos, como acontece na cirurgia de apendicite (apendicectomia).
Graças ao avanço das técnicas e a maior segurança nestes procedimentos, o encaminhamento para a Cirurgia do Aparelho Digestivo não é um motivo para grandes preocupações.
Aproveite e baixe o nosso e-book Gastroenterologia: quando procurar o médico especialista do sistema digestivo para conhecer estes cuidados para sua saúde.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.