A dores de cabeça e o mal estar constante estão entre os problemas mais comuns que podem ser associados ao sistema nervoso central e periférico. Neste momento, consultar um neurologista auxilia a identificar as causas desses sintomas.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, é a segunda maior causa de mortes no Brasil e é diagnosticado, prioritariamente, através de exames neurológicos. Em alguns casos, o tempo entre o diagnóstico e a intervenção cirúrgica são decisivos para a sobrevivência do paciente.
Nesse e em outros contextos, a neurologia atua para prevenir, diagnosticar e tratar a doenças neurológicas e lesões na medula espinhal, cérebro e junções entre nervos e músculos.
Preparamos este artigo para que você entenda o que é neurocirurgia e como ela atua.
Qual a diferença entre neurocirurgia e neurologia?
A principal diferença está ligada à especialidade médica. A neurologia é
especialidade médica responsável por estudar e atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação nos casos de doenças e lesões no sistema nervoso central.
A neurocirurgia, por sua vez, atua quando há necessidade de intervenções neurocirúrgicas e, diferente do que comumente pode se acreditar, pode atuar também na prevenção e avaliação em casos de diagnóstico e reabilitação.
Nesse sentido, o neurocirurgião é um especialista com conhecimentos mais aprofundados dos métodos cirúrgicos para casos em que há necessidade deste tipo de intervenção e tratamento neurológico.
O que faz um neurocirurgião?
A rotina de um neurocirurgião envolve não apenas os procedimentos no centro cirúrgico, mas também a avaliação clínica de pacientes através de exames diagnósticos. Dentre eles, podemos citar os exames de diagnóstico por imagens como a ressonância magnética e a tomografia, além de eletroencefalograma, eletromiografia, doppler transcraniano e angiografia cerebral.
O sistema nervoso central e periférico é uma área muito sensível e, por isso, o avanço tecnológico tem contribuído a cada dia mais para a assertividade de diagnóstico e tratamentos na área de neurologia.
O neurocirurgião se especializa no reconhecimento de métodos, instrumentos e técnicas cirúrgicas e terapias, além da identificação de doenças comuns como o Alzheimer, tumores cerebrais, doenças degenerativas até mais raras como a Síndrome de Guillain Barré e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A avaliação do neurocirurgião é fundamental para descartar ou não a necessidade de cirurgia em todos casos que envolvam doenças ou lesões.
Quando procurar um neurocirurgião?
Alguns sintomas podem estar ligados à problemas comuns, de menor gravidade, porém, faz-se necessário buscar a orientação médica de um especialista em neurologia para evitar complicações e prognósticos errados.
Dentre os principais motivos e sintomas que podem ser associados às doenças neurológicas e que indicam a necessidade de procurar um neurocirurgião, podemos citar:
• Cefaleia e dores de cabeça persistentes
• Confusão mental e alterações visuais
• Formigamentos e perda de força dos membros superiores ou inferiores
• Dificuldade de concentração
• Distúrbios do sono
• Alterações bruscas de humor
• Casos de doenças degenerativas na família, como Parkinson e Alzheimer.
• Desmaios e tonturas
• Histórico de acidentes e lesões na coluna
• Perda súbita de algum dos sentidos (tato, fala, paladar)
Assim como em outras especialidades médicas, é sempre importante realizar um check up neurológico para prevenção de doenças, através da realização de uma bateria de exames. Consulte os neurocirurgiões cadastrados no DrApp.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.