A saúde do coração é muito importante em todas as fases da vida. Não só esse órgão é extremamente delicado, como também é o “motor” de distribuição do sangue por todo o corpo, nas quantidades adequadas e na pressão correta. O sangue distribui oxigênio pelo sangue e alimenta as células para que todas desempenhem seu trabalho corretamente.
O ecocardiograma é um exame de imagem que permite a visualização em tempo real do coração, suas estruturas, funcionamento e até o fluxo sanguíneo. Também conhecido por ultrassom do coração ou ecocardiografia, o procedimento está disponível em diversas versões e é relativamente simples, afinal é uma simples ecografia/ultrassonografia.
O diagnóstico por imagem é indolor e não traz prejuízos, além de não utilizar ímãs ou radioatividade como na ressonância ou Raio X. Continue lendo para conhecer mais sobre esse exame.
Como é feito o ecocardiograma?
O ultrassom do coração pode ser feito em clínica, em hospitais e até mesmo em consultórios especializados. O exame é feito com um aparelho de ultrassom comum, e as imagens são obtidas no contato do transdutor com o peito e a caixa torácica. Esse exame, mais comum, é chamado de ecocardiograma transtorácico.
Existe ainda o ecocardiograma com Doppler, ou ecodoppler, em que a imagem obtida pelo aparelho também capta o movimento do fluxo sanguíneo, dando um destaque colorido na tela e inclusive medindo a velocidade do fluxo.
Essas duas opções não exigem nenhum preparo especial antes do exame, e nem após. Existe ainda o ecocardiograma transesofágico, realizado através de uma sonda que capta as imagens por trás do coração, dentro do esôfago. Esse procedimento é realizado pelo próprio médico cardiologista ou por um profissional endoscopista. Exige mais preparo, como o jejum de pelo menos 6 horas e a aplicação de sedativos e anestésico.
As imagens podem ser verificadas na hora e gravadas em uma mídia digital ou impressas junto a um laudo.
Ecocardiograma fetal
As mulheres grávidas encontrarão este exame em meio a tantos outros necessários para o pré-natal. O ecocardiograma fetal é um exame de ultrassom focado para checar o desenvolvimento do coração do bebê e detectar o mais cedo possível as doenças cardíacas (cardiopatias) congênitas.
O exame, também conhecido por ecofetal, consegue imagens com mais detalhes sobre o desenvolvimento do coração, seu funcionamento e a velocidade do fluxo sanguíneo. Detectar essas condições nos primeiros meses permite que o tratamento adequado já comece nessa fase, evitando complicações na gestação e no parto.
O que ecocardiograma detecta?
As imagens do exame, geralmente solicitado pelos médicos cardiologistas, podem detectar:
• Anatomia do músculo do coração;
• Anatomia e funcionamento das válvulas internas do coração;
• Presença de trombos ou coágulos;
• Ligação entre o músculo, vasos e artérias;
• Fluxo, pressão e velocidade da corrente sanguínea;
• Possíveis alterações no movimento da musculatura (pulsar);
• Obstruções ou má-formações.
Isso significa que o ecocardiograma é essencial para detectar cardiopatias e acompanhar seu desenvolvimento e/ou tratamento. O procedimento pode ser solicitado também como uma garantia e complemento a outros exames, facilitando o diagnóstico.
Cuide de sua saúde e saiba também quando procurar um cardiologista.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.