Como está a sua agenda para atendimentos? O problema de agendamentos em baixa pode ter origens diversas: concorrência, relacionamento com pacientes, imprevistos ou até mesmo algumas épocas do ano, dependendo da sua especialidade ou área de serviços.
É possível contornar a redução de agendamentos de consultas com algumas mudanças na rotina de funcionamento e gestão, introduzindo novas estratégias para atrair e fidelizar pacientes, garantindo a rentabilidade e qualidade dos atendimentos.
Neste artigo, confira dicas para aumentar o número de agendamentos de consultas na sua clínica ou consultório.
Conheça o perfil do paciente ideal
Além da qualidade e agilidade, a personalização do atendimento é um dos fatores essenciais para que se destacar na área da saúde.
Conhecer do perfil do paciente ideal é uma das estratégias que ajudará no direcionamento da sua marca. Basicamente, esse perfil ajuda a personificar quais são suas principais dúvidas, necessidades, desejos e desafios, além de informações como idade, gênero, localização, estado civil, renda, trabalho e etc.
Para defini-lo, é necessário realizar um levantamento com os dados de pacientes já atendidos. A experiência profissional também conta para gerar insights que ajudarão a entender como melhorar a satisfação do paciente, desde o pré consulta.
Inove na organização da agenda
Ponto chave para melhorar a qualidade do atendimento, a organização da agenda do médico ou clínica não deve ser tratada como algo de menor importância. Otimizar o atendimento começa antes mesmo do paciente chegar ao local.
É comum que existam desistências, atrasos e outros imprevistos que acabam fazendo com que o controle da agenda fique um tanto quanto confuso, prejudicando não apenas a rotina do profissional, mas também de quem aguarda por atendimento.
A tecnologia é uma das aliadas para otimizar o tempo e recursos. Através da utilização de de softwares para agendamento e prontuários eletrônicos, é possível ter mais agilidade e controle no dia a dia, além de recursos como enviar de notificações por SMS ou WhatsApp para confirmar a consulta, por exemplo.
Crie estratégias de fidelização
Essa dica para atrair e, principalmente, fidelizar pacientes é focada no relacionamento. Além da atenção e humanização do atendimento, o relacionamento pós consulta tem mais chances de influenciar na fidelização.
Atitudes simples como enviar mensagens como felicitações em datas especiais como aniversário tem impacto direto na percepção dos pacientes e as redes sociais e o e-mail são ferramentas que ajudam nessa tarefa. Para que isso seja possível, é sempre importante contar com um banco de dados atualizado e organizado.
Invista em Marketing Médico
Alguns profissionais ainda possui certa resistência em investir em marketing e publicidade médica para atração de pacientes, por questões éticas ou mesmo não reconhecer o retorno que esse tipo de ação pode beneficiar.
Como fator de diferenciação, o marketing digital médico representa uma alternativa que utiliza de conteúdos e anúncios personalizados com foco no perfil do paciente. São estratégias voltadas para atrair e fidelizar pacientes, que utilizam o perfil do paciente ideal para fornecer informações, gerar autoridade e visibilidade, dentre outras vantagens.
Conheça algumas dessas estratégias sobre como fazer marketing médico de forma ética e assertiva para aumentar agendamentos.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.