A psiquiatria é uma especialidade médica dedicada à saúde mental, considerando disfunções e sofrimentos que se manifestam em qualquer pessoa, em diversos momentos da vida. Muitas pessoas podem ter receio de procurar um psiquiatra por desconhecimento e até preconceito quanto a essa especialidade.
Por alguns anos, a psiquiatria foi tratada apenas como uma necessidade para pessoas “loucas”, mas hoje já sabemos que esse médico especialista é essencial para a saúde em meio a tantos casos de depressão, ansiedade, transtornos alimentares e outras queixas. A consulta com psiquiatra é simples, porém cercada de dúvidas.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho do médico psiquiatra, lendo este artigo.
Quando procurar um psiquiatra?
Essa é uma questão de muitas respostas. O caminho mais comum é a indicação a partir de outro profissional. Imagine que você já está há algumas semanas consultando um psicólogo com uma queixa inicial simples mas que, com a investigação do profissional, se tornou muito maior. Ele pode te encaminhar para a primeira consulta com um psiquiatra, o que pode ser só a necessidade de ter uma segunda opinião sobre o caso ou então o início de um tratamento psicotrópico (com uso de medicamentos).
Como a saúde mental se manifesta também de forma física através da somatização, médicos como o clínico geral, ginecologistas e dermatologistas podem indicar o psiquiatra. Individualmente, uma pessoa que passa por muitos sentimentos de angústia, raiva, tristeza, ansiedade, entre outros, pode procurar um psiquiatra e agendar uma avaliação.
Traumas de estresse, abusos ou processo de luto são situações que também indicam a necessidade de procurar o médico psiquiatra. Este profissional ainda é o médico responsável por avaliar pacientes com Alzheimer, autismo, esquizofrenia e/ou déficit de atenção (DDA).
O que esperar da primeira consulta com um psiquiatra:
É comum que a primeira consulta com psiquiatra seja mais demorada, com até 2 horas de duração, para fazer uma investigação mais completa sobre o paciente e seus problemas. A conversa, por sinal, é o maior instrumento do médico para conhecer cada caso, afinal os exames físicos não entregam as informações necessárias para o diagnóstico.
Justamente por isso, é essencial criar um relacionamento de honestidade e sinceridade com o psiquiatra, levando ainda na primeira consulta um histórico de saúde no geral, lista de medicamentos utilizados, hábitos na rotina, histórico familiar, etc.
O médico psiquiatra irá conduzir uma espécie de entrevista, chamada de anamnese, levantando todos os pontos relevantes sobre o paciente.
Nesta primeira consulta, o psiquiatra pode solicitar exames variados para complementar sua investigação e já agendar um retorno. Para um diagnóstico correto, e posterior tratamento, o paciente pode passar por mais algumas consultas.
Alguns dos possíveis diagnósticos investigados e levantados pelo psiquiatra são:
• Depressão
• Transtorno Bipolar
• Transtornos de ansiedade: Síndrome do Pânico, Obsessivo-Compulsivo (TOC), estresse pós-traumático, fobia social, etc.
• Bulimia, anorexia, vigorexia e outros transtornos alimentares
• Síndrome de burnout
• Distúrbios de personalidade
Entre outros quadros, em que o médico sempre investigará sua origem, o estado atual de desenvolvimento e os possíveis tratamentos.
Tratamento com psiquiatra
Quando há o diagnóstico de algum quadro de na saúde mental, o tratamento indicado varia entre o uso de medicação adequada e o acompanhamento com psicólogos e terapeutas, com a possível combinação dos dois e o contínuo acompanhamento pelo próprio médico psiquiatra.
Dependendo do diagnóstico, a exemplo dos casos de transtorno alimentar, outros profissionais podem ser acionados – no caso, os nutricionistas e educadores físicos.
Quer marcar sua primeira consulta com psiquiatra? Confira a lista de profissionais cadastrados em nossa plataforma.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.