Tão importante quanto a receptividade e atenção durante o atendimento médico no consultório, o pós consulta é fator determinante para a satisfação e fidelização de pacientes.
Investir em estratégias para conquistar a confiança e valorizar ainda mais a relação médico-paciente, para além do encontro presencial, é uma das maneiras de garantir o retorno e as indicações, motivadas pelo contato frequente.
Cada vez mais competitivas e atentas às mudanças de comportamento relacionadas às novas tecnologias, é imprescindível que empresas e profissionais da área da saúde mantenham o relacionamento com pacientes entre os seus principais fatores diferenciais.
Confira algumas dicas para o seu consultório aumentar o reconhecimento e a lembrança junto aos pacientes.
Atualize o cadastro de pacientes
Desde o momento em que o paciente entra em contato para realizar o agendamento, sempre são solicitados dados como nome, telefone e endereço. Junto ao histórico dos atendimentos, essas informações devem ser constantemente atualizadas.
Nesse sentido, é importante manter um banco de cadastro de pacientes atualizado e personalizado de acordo com cada especialidade médica, além de outros dados como e-mail e WhatsApp para contato, data de nascimento e afins.
Contar com um prontuário eletrônico integrado ao sistema de gestão da clínica ou consultório auxilia a acessar essas informações de forma ágil e simples. Esse procedimento pode ser realizado tanto na recepção quanto pelo médico e a atualização é realizada de tempos em tempos.
Envie lembretes de retorno
Um banco de cadastros atualizado auxilia no relacionamento pós consulta na medida em que permite manter um contato direto e constante com os pacientes. Enviar mensagens para consultas periódicas e exames, como no check up anual, serve para demonstrar atenção e também garantir o retorno.
Assim como os compromissos, datas especiais e comemorativas também podem (e devem!) ser lembradas. Felicitações pelo aniversário, dia das mães ou dos pais e as campanhas de conscientização relacionadas à saúde são oportunidades de manter-se presente na vida desses pacientes.
Lembre-se sempre de personalizar as mensagens, sejam enviadas por e-mail, mensagens de celular ou mesmo cartões, com o nome do paciente e assinatura do médico que o atendeu.
Dê atenção ao feedback
O feedback de pacientes, ou seja, a opinião com relação ao atendimento, também conta pontos positivos para a relação médico paciente.
Por esse motivo, as pesquisas de satisfação realizadas no pós consulta podem ser utilizadas para colher depoimentos e avaliar a postura do profissional e estrutura do espaço, por exemplo. Com as sugestões, elogios e críticas enviadas, é possível ajustar e melhorar os pontos necessários, além de reconhecer o envolvimento do paciente.
Novamente tendo a tecnologia como aliada, essas pesquisas podem ser enviadas através de diferentes canais de comunicação, levando em consideração o bom senso e a ética médica para esse tipo de interação.
Diversifique os canais de comunicação
Até pouco tempo atrás, o telefone fixo era o principal canal de comunicação entre a clínica ou consultório e seus pacientes.
Nos últimos anos, o acesso a internet ampliou as possibilidades e quantidades de canais com novas possibilidades de interação. Site, blog, e-mail, redes sociais e mensagens de texto permitem que você possa desenvolver estratégias de comunicação e marketing médico.
Outro canal importante que ajuda a melhorar o relacionamento e a gestão é oferecer a seus pacientes o agendamento de consulta online. Conheça e avalie essa ferramenta.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.