O diagnóstico oftalmológico é fundamental para evitar complicações de problemas da visão. Estima-se que existam mais de 1,2 milhões de pessoas cegas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), das quais 60 a 80% dos casos poderiam ter sido prevenidos e tratados.
O médico oftalmologista responsável pelo atendimento para prevenção de doenças oculares. A especialidade médica em oftalmologia confere a este profissional a responsabilidade em solicitar exames, realizar cirurgias, prescrever tratamentos e acompanhar a saúde ocular de pacientes de todas as faixas etárias.
Conheça o que o oftalmologista faz e quais diagnósticos oftalmológicos ele realiza.
Astigmatismo
Está entre as doenças da visão mais comuns. O astigmatismo pode causar dores de cabeça e visão embaçada ou distorcida em distâncias diferentes, em maior ou menor grau, resultado de uma má formação na curvatura da córnea, causada naturalmente ou por traumas e consequente cicatrização.
O diagnóstico do astigmatismo é realizado pelo oftalmologista através do teste de visão e geralmente é indicado o uso de óculos ou lentes. Em casos mais graves, torna-se necessário o transplante de córnea. A correção do astigmatismo também é possível através de procedimento cirúrgico à laser.
Miopia
Ocorre por problemas na anatomia dos olhos e causa a conhecida “dificuldade em ver de longe”. Pessoas com miopia enxergam bem de perto, pois a doença prejudica a capacidade de foco em objetos à distância e tem grande incidência na população, devido a hereditariedade, seu principal fator de risco. Geralmente, o diagnóstico da miopia é realizado na infância e, em adultos, pode estar associada a outras doenças como a diabetes e a catarata.
O formato dos olhos, neste caso, é mais alongado ou possuem alguma má formação das córneas e no cristalino, impedindo que as imagens sejam formadas antes da retina. É mais comum o uso de óculos e lentes, mas também existe a possibilidade do paciente realizar cirurgias à laser (LASIK) para correção da miopia.
Cataratas
A principal característica da catarata é a perda de transparência do cristalino dos olhos de forma progressiva, conferindo aspecto opaco. Essa estrutura é responsável pela formação e pela nitidez das imagens e, por isso, a visão fica embaçada. A catarata tem incidência mais comum em idosos e é progressiva, ou seja, tende a piorar com o passar do tempo, podendo levar à cegueira.
A cirurgia para correção da catarata é o tratamento mais indicado para reversão da doença e dura cerca de 20 minutos, mesmo sendo minuciosa. Momentos após o procedimento, realizado pelo oftalmologista, o paciente volta a enxergar e, geralmente, reduz ou não precisa mais fazer uso de óculos.
Estrabismo
Caracterizada pelo desalinhamento dos olhos, onde o olhar não aponta para mesma direção, podendo ser convergente ou esotropia (para dentro), divergente ou exotropia (para fora) e vertical (hipertropia).
O diagnóstico do estrabismo é feito pelo oftalmologista através de exames como teste de reflexo e fundo de olhos, por exemplo. As causas estão ligadas à doenças genéticas, hereditárias, neurológicas, infecciosas, dentre outras. O tratamento do estrabismo é realizado nas causas da doença e a cirurgia para correção só é recomendada nos casos onde o desvio permanece.
Hipermetropia
Ao contrário da miopia, as pessoas com hipermetropia tem dificuldade para enxergar objetos próximos. Nesse caso, o globo ocular pode ser achatado ou a córnea mais plana e a formação da imagem é realizada depois da retina, provocando a distorção. Trata-se de uma doença da visão ligada a causas genéticas e hereditárias.
O diagnóstico da hipermetropia é realizado através do exame de refração, no qual o médico oftalmologista verifica o grau do paciente. O tratamento geralmente é feito através do uso de óculos e lentes e a correção pode ser realizada através de cirurgias refrativas.
Agora que você já sabe o que o oftalmologista faz, sabe como ele pode te ajudar. Em caso de dúvidas e sintomas, procure um especialista para um diagnóstico seguro e preciso. Consulte os oftalmologistas disponíveis no DrApp.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.