Com a aproximação do inverno, quando o assunto é saúde já lembramos de duas ameaças características desse período: gripe e resfriado. Como as duas têm sintomas parecidos, é comum que as pessoas se confundam e, o pior, procurem pela automedicação para resolver os sintomas.
A automedicação é perigosa pois, como você poderá ver em seguida, os sintomas podem até ser disfarçados mas a causa, principalmente na gripe, ainda está presente e pode ficar mais resistente às tentativas de tratamento!
É importante procurar um médico clínico geral ou então o especialista das vias aéreas, o otorrinolaringologista. O otorrino é indicado principalmente quando há incômodo na garganta, presença de catarro e coriza. De qualquer forma, esteja atento aos sintomas presentes e saiba identificar o próximo passo.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
A principal diferença notada entre gripe e resfriado é que o primeiro é causado por um vírus, o influenza. O vírus influenza é dividido entre os tipos A, B e C. Cada um ainda pode ser subdivido em outras categorias, como o H1N1 que é subtipo do A. Justamente por isso estão disponíveis as vacinas para imunização contra gripe.
O vírus da gripe é transmitido pelo ar, através das gotículas de saliva, ou então por contato com superfícies ou com a pele contaminada em apertos de mão, ao utilizar o mesmo copo, pegando em suportes no transporte público, etc.
Já o resfriado também é causado por vírus transmitidos pelas vias aéreas, porém mais brandos, apresentando os mesmos sintomas que a gripe porém com menor duração e tratamento mais rápido.
Os principais sintomas dessas doenças são:
• Febre alta na gripe
• Dor muscular e dor de cabeça na gripe
• Coriza e tosse seca
• Congestão nasal
• Dor na garganta
É importante considerar também que quadros alérgicos como a rinite e sinusite podem ser confundidos com a gripe e os resfriados. Mais um sinal da necessidade de procurar um médico.
Como tratar?
Em qualquer farmácia é possível encontrar centenas de remédios antigripais ou que se apresentam como a solução de resfriados e outros tantos sintomas associados. De fato, é possível comprar os medicamentos desejados e utilizá-los conforme a necessidade. Mas a automedicação não é recomendada justamente porque a) não há certeza sobre o que está causando os sintomas; e b) os sintomas podem ser mascarados enquanto a causa ainda estava ali.
Muito importante nesse período é beber muita água, inclusive através de sucos como os de laranja, limão e acerola. Alguns chás, ervas e especiarias também podem ajudar nos sintomas, a exemplo do alho, limão, gengibre e mel.
A gripe é muito mais preocupante quando atinge idosos, crianças, grávidas e pessoas com doenças crônicas, justamente os alvos das campanhas de inovação que aparecem ainda no outono. Previna-se com a vacina gratuita ou procure um centro de imunologia.
Procurando um otorrino
Quando os sintomas se agravam ou persistem por mais do que 3 ou 4 dias, apresentando tosse, catarro e dor na garganta, é indicado procurar o médico otorrinolaringologista para investigar melhor a gripe ou resfriado. Este médico, inclusive, pode indicar remédios mais eficazes para resolver a doença respiratória.
Pessoas alérgicas, como já citamos acima, também devem procurar o otorrino quando apresentam os mesmos sintomas, antes de prosseguir com o tratamento correto.
Para tratar gripe e resfriado, confira a lista de médicos otorrinolaringologistas listados em nossa plataforma e agende sua consulta online.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.