Independência, comodidade e um passo importante na carreira de um profissional da saúde, ter o próprio consultório é uma tarefa que exige planejamento e dedicação para garantir um ambiente convidativo, confortável e, principalmente, rentável.
Alguns pontos devem fazer parte do check list de quem deseja abrir um consultório médico, como a escolha do local acessível, contratação de funcionários,licenças e documentos burocráticos compra de equipamentos e decoração do ambiente, além da divulgação e marketing para conquistar os primeiros pacientes.
Saiba como montar o seu consultório médico e fazer as melhores escolhas para conquistar um espaço de atendimento de sucesso.
Escolha da localização ideal
É necessário que o espaço escolhido esteja localizado estrategicamente, de acordo com as demandas dos pacientes e equipe de funcionários, observando se existem outros consultórios ou clínicas concorrentes na mesma região, acesso fácil ao transporte público e áreas para estacionamento.
Para garantir a acessibilidade, é necessário que a estrutura seja adaptada com corrimões, rampas e outros itens que garantam o conforto e comodidade para pacientes.
Outro detalhe importante é a decoração do consultório, planejada para tornar o ambiente mais humanizado, confortável e aconchegante. Aqui, vale contar com o projeto de um profissional ou empresa de arquitetura que tenha experiência com esse tipo de obra.
Documentação e exigências legais
Existem alvarás e licenças exigidas para garantir a segurança e legalidade de um consultório médico. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) possui 54 categorias para registro de estabelecimentos de atendimento médico. Nesse quesito, é necessário definir, então, qual será a área de atuação para solicitar o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Fazem parte da documentação, ainda, o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura do município onde se localiza o estabelecimento, a licença sanitária emitida de acordo com o grau de risco da atividade realizada, o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros e o certificado de limpeza urbana para descarte de lixo especial, nos casos de risco de contaminação.
Organização do gerenciamento
O planejamento administrativo e financeiro também merece a atenção, desde o início do projeto. Além de listar e organizar todos os custos que o empreendimento irá demandar com relação a contratações, compra de equipamentos, construção ou locação, condomínio e reformas, é preciso pensar como será feita a gestão do seu consultório médico.
Alguns pontos fazem parte da rotina diária como o fluxo de caixa, entradas e saídas,folha de pagamentos, projeção de gastos e custos e agendamento de consultas, por exemplo, e devem ser estruturados para ter um gerenciamento que possibilite a rentabilidade sustentável do negócio.
Estratégias para divulgação
Desde o início do projeto, as estratégias para atrair pacientes e novos agendamentos também deve fazer parte do planejamento de quem deseja abrir um consultório médico. Assim como qualquer outro nicho de mercado, a área da saúde tem suas especificidades para conquistar o público e deve seguir as regras de ética médica para marketing e publicidade médica.
Atualmente, a vivência no ambiente digital tem auxiliado no relacionamento entre pacientes e médicos, a exemplo das redes sociais e aplicativos para agendamento de consultas. Descubra como fazer marketing médico e aumentar agendamentos.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.