Nossas mãos representam nosso contato tátil com o mundo, ou seja, possuem um sentido útil para nossas vidas e por isso merecem cuidados especiais.
Nos damos conta de sua importância quando precisamos realizar alguma atividade e somos impedidos por dores e outras dificuldades de movimentação, seja por lesões e traumas por acidentes ou esforço repetitivo ou mesmo deformidades congênitas.
Além de terapias e uso de medicamentos, em alguns casos, o tratamento indicado pode ser a intervenção cirúrgica através da cirurgia da mão.
Conheça, a seguir, a especialidade médica e como ela auxilia no tratamento de afecções que acometem as mãos e membros superiores.
O que cirurgia da mão?
Técnica aplicada desde a Segunda Guerra Mundial, a cirurgia da mão é uma especialidade médica responsável pelas intervenções no membro superior, seus ossos, músculos, tendões, articulações, ligamentos, nervos e pele.
O cirurgião da mão realiza reconstrução e reparação de lesões nas mãos, punhos, braços e cotovelos. Esse especialista possui formação em Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica e especialização dem 2 anos em residência médica de Cirurgia da Mão, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).
Lesões traumáticas, não traumáticas e congênitas são tratadas pelo médico especialista que está apto a realizar reimplantes de membros, microcirurgias de nervos e cirurgias de retalhos.
Quando é indicada?
Cada caso é analisado pelo cirurgião da mão e o tipo de intervenção indicado de acordo com as necessidades do paciente. A cirurgia da mão é indicada em casos onde existe a limitação para movimentos de dedos e punhos e dores que prejudicam sua funcionalidade.
Nos casos de patologias traumáticos, onde existe a necessidade reimplante de membros, implante de próteses e reconstruções, causadas por lesões nos ossos, nervos, músculos, tendões, cobertura cutânea e vasos sanguíneos decorrentes de acidentes, quedas, cortes e fraturas.
Já as patologias atraumáticas, envolvem doenças que podem afetar os pacientes ao longo da vida e sem causa determinante, como “Dedo em Gatilho”, compressões de nervos e síndrome do túnel carpo, epicondilite (cotovelo de tenista), artrose no dedo e no punho e lesões por esforço repetitivo como tendinites.
O ortopedista especialista em mão também responsável pelo tratamento de doenças congênitas e malformações que prejudiquem as funções para os pacientes.
Como é feita a cirurgia?
De acordo com a necessidade cada caso ou tipo de afecção para o paciente, é necessário um procedimento diferente. A microcirurgia, por exemplo, é realizada para reconectar nervos e tendões.
Quando há necessidade de reconstrução de tecidos, o especialista em mãos utiliza técnicas de cirurgia plástica para retirada e enxerto de pele , ossos e tendões, como a zetaplastia, para reduzir as cicatrizes e não prejudicar a flexibilidade dos dedos, por exemplo e também a substituição de articulações por próteses.
O cirurgião da mão é o especialista indicado para prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas que afetam os membros superiores. Geralmente, as que não tem origem traumática, podem surgir silenciosamente e evoluir para sintomas e agravamento do problema.
Por isso, dor, desconforto ou qualquer outro sintoma nas persistente deve ser avaliado por um médico. Consulte a lista de especialistas em Cirurgia da Mão disponíveis no Dr App/Caasp.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.