Os cuidados com a alimentação, como você certamente já sabe, são essenciais para complementar a saúde. O corpo precisa de energia, absorvida a partir dos alimentos e suas proteínas, açúcares, minerais, vitaminas e outros nutrientes, distribuída pelas células e pela corrente sanguínea. O problema é que a comida hoje em dia está repleta de produtos industrializados, hipercalóricos e que mais trazem problemas do que realmente alimentam. Isso causa uma quantidade alta de quadros de saúde agravados pela alimentação, como condições de pressão alta, diabetes, alergias, obesidade mórbida, etc.
Para acompanhar esses quadros de saúde, considerando também o desejo de melhorar a autoestima através do emagrecimento ou fortalecimento dos músculos, dois profissionais entram nesse cenário: o médico nutrólogo e o nutricionista.
Fica claro, só pelos nomes, que os dois se dedicam às necessidades de nutrição e saúde. Mas é comum que surjam dúvidas sobre qual é o trabalho de cada um deles e quando procurá-los.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre o nutricionista e o nutrólogo como profissionais da saúde disponíveis para cuidar de você e de sua família.
Nutrólogo e nutricionista: diferenças
A nutrologia é uma especialidade médica aceita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1972, o que significa que um nutrólogo é um médico especialista. Esse médico estuda a fundo o metabolismo e a importância da nutrição em todas fases da vida, fazendo o diagnóstico de doenças relacionadas à dieta e aos problemas digestivos.
Já o nutricionista é um profissional de nutrição. Esses profissionais são regidos pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas, que confere o número de registro (CRN) para aqueles graduados nos cursos de graduação em nutrição. Existem também os técnicos em Nutrição e Dietética, que podem buscar reconhecimento junto ao conselho.
A principal diferença entre nutricionista e nutrólogo é a especialização e a formação citadas, mas não acaba aqui. O nutricionista é o profissional indicado para a prescrição de dietas em casos e necessidades mais simples, enquanto o médico nutrólogo entra em casos mais complexos em que a nutrição falhou ou foi afetada por quadros de saúde.
Somente o nutrólogo pode prescrever remédios para doenças relacionadas à nutrição, enquanto o nutricionista pode complementar o tratamento com a orientação de cardápios, introdução de suplementação, além de orientações e informações diversas para equilibrar a alimentação dos pacientes.
O médico nutrólogo pode também fazer uma ponte com um endocrinologista, considerando que casos como a obesidade e até a falta de peso podem ser reflexos de alterações hormonais, sejam eles originários da tireoide ou de glândulas femininas.
Qual procurar?
Necessidades mais simples, como o acompanhamento com dietas para perder peso ou equilibrar uma rotina de exercícios, podem ser tratadas diretamente com o nutricionista. Esses profissionais atendem em consultórios e clínicas particulares, podendo fazer um acompanhamento mais próximo do paciente, seja semanalmente, quinzenalmente ou uma vez por mês.
Quando a alimentação e nutrição refletem em casos mais graves de saúde, o médico nutrólogo deve ser acionado para conduzir os exames necessários e fazer o diagnóstico. Resumidamente, entre nutrólogo e nutricionista a diferença maior é a profundidade do atendimento e as necessidades específicas de tratamento.
Agora que você conhece a nutrição e sabe a diferença entre nutricionista e nutrólogo, aproveite para ver os nutrólogos cadastrados em nosso site!
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.