A pele é o maior órgão do corpo humano, cumprindo com as funções de proteger todos as estruturas internas. Além da parte mais externa, visível e que está em constante renovação, a epiderme, o órgão é composto pelas camadas derme e hipoderme. O que o dermatologista faz é se especializar na pele e suas doenças.
Esse médico especialista é o profissional mais indicado para procurar em casos de problemas relacionados a pele, desde o couro cabeludo até as unhas dos pés, e também por queixas estéticas. O dermatologista é um dos especialistas que acompanham um paciente em diversas fases da vida.
Entenda o que o dermatologista faz e como é a consulta, assim você já se prepara para quando procurá-lo!
O que o dermatologista faz?
Estas são algumas das queixas mais comuns quanto a problemas dermatológicos:
Acne e rosácea
Ambas se manifestam principalmente no rosto. A acne aparece a partir da puberdade e pode seguir durante a fase adulta. Já a rosácea, ou acne rosácea, é uma condição crônica que se manifesta principalmente em mulheres de pele clara, formando grandes manchas vermelhas com a presença de caroços e vasos sanguíneos visíveis.
O médico dermatologista pode identificar as causas e os melhores tratamentos, médicos e estéticos, para esses casos.
Micoses
Embora o nome nos faça lembrar às manifestações nos pés, micoses são qualquer doença causada por fungos. Por isso, a micose pode se manifestar na virilha, no couro cabeludo, membros, no rosto e nas mucosas. É importante identificar a micose cedo e iniciar o tratamento com antifúngicos para evitar que esses agentes ultrapassem a camada da pele.
Dermatite seborreica
Ou simplesmente seborreia, é característica pela presença de manchas vermelhas no couro cabeludo acompanhadas de coceira e descamação da pele (caspa). É característica das glândulas sebáceas, por isso podem aparecer em mais áreas “oleosas” do corpo: barba, costas e peito.
Alopecia
Ou calvície, a alopecia tem diversas causas e por isso pode se manifestar em homens e, em menor frequência, mulheres. O dermatologista identifica a causa da queda de cabelo e pode indicar fórmulas adequadas para reverter ou diminuir o quadro.
Câncer de pele
Se divide, principalmente, em três tipos: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. O último tumor é o de maior letalidade. Tumores de pele podem aparecer por consequência de exposição ao sol, histórico familiar e condições genéticas (peles e olhos claros).
Outras doenças de pele comuns em um consultório de dermatologia são o melasma, a disidrose, vitiligo, psoríase, escabiose e pediculose (sarna e piolho), herpes, hanseníase e manifestações de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
A consulta com dermatologista
Na consulta com o médico de pele, o paciente deve apresentar suas queixas quanto a lesões ou suspeitas de doenças dermatológicas. O dermatologista pode solicitar que o paciente mostre a área afetada, por isso é interessante ir à consulta com roupas confortáveis e fáceis de serem trocadas. Em queixas quanto às unhas, é necessário retirar esmaltes ou extensões para melhor visualização.
O médico dermatologista também pode conduzir um questionário sobre os hábitos do paciente, importante para conhecer histórico pessoal e familiar que podem indicar a origem de sintomas e manifestações na pele.
Ele pode solicitar exames laboratoriais para complementar o diagnóstico, e assim o tratamento é indicado na consulta de retorno.
Agora que você sabe o que o dermatologista faz, conheça nossa lista de médicos especialistas e agende sua consulta.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.