Se você está se perguntando como reverter pré-diabetes, saiba que não está sozinho. Essa condição clínica afeta cerca de 18 milhões de brasileiros, segundo o Atlas da International Diabetes Federation (IDF).
O pré-diabetes é considerado um estágio anterior ao desenvolvimento da diabetes – que por se trata de um grupo de doenças que resultam em níveis elevados de açúcar no sangue. Nos próximos 30 anos, a previsão é que a doença afete 1,3 bilhão de pessoas.
A boa notícia é que a pré-diabetes pode ser revertida. Como? Continue lendo para descobrir estratégias práticas e mudanças de estilo de vida que podem fazer toda a diferença.
O que é pré-diabetes?
O pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue (glicemia) estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para serem diagnosticados como diabetes tipo 2.
Ou seja, é uma situação intermediária ao desenvolvimento da doença. Em outras palavras, é um sinal de alerta: seu corpo está tendo dificuldade em processar o açúcar, e se nada for feito, o diabetes crônico pode se desenvolver em até 10 anos.
Segundo a endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Caroline Castro, em entrevista para o jornal Estado de Minas, “exames de sangue cuja glicose no resultado varia entre 100 e 125 mg/dl, acima do normal, que seria até 99 mg/dl, aponta que o paciente entrou na faixa de risco que chamamos de pré-diabetes”, explica.
Embora muitos pré-diabéticos não apresentem sintomas, essa condição não deve ser ignorada – sob nenhuma hipótese.
Tem como reverter pré-diabetes?
Sim, é possível reverter a pré-diabetes e prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2! Isso pode ser feito através de mudanças no estilo de vida, como perda de peso e adoção de hábitos saudáveis, e, em alguns casos, com o auxílio de medicamentos.
O Diabetes Prevention Program (DPP), um programa norte-americano de parceria público-privada, comprova a eficácia dessa abordagem. O estudo demonstrou que a combinação de dieta e atividade física pode reduzir em até 58% os casos de pré-diabetes.
Inclusive, inspirado no sucesso do DPP, o Ministério da Saúde, em parceria com entidades como a Beneficência Portuguesa, estão desenvolvendo o Proven-Dia.
A ideia é reproduzir o DPP no Brasil e oferecer um programa completo, considerando as nossas regionalidades, para auxiliar pessoas com pré-diabetes a reverterem essa condição.
Dicas para reverter pré-diabetes
Agora que você já sabe que sim, tem como reverter pré-diabetes, vamos a algumas dicas práticas de como fazer isso. Acompanhe!
Cuidado com a alimentação
“Tomar as rédeas” da dieta é o primeiro passo para enfrentar a pré-diabetes. Para isso, opte por alimentos naturais e reduza ao máximo o consumo de carboidratos refinados e açúcares.
Consuma bastante frutas, legumes, verduras e grãos integrais ricos em fibras que auxiliam na digestão e no controle da glicemia.
Inclua proteínas magras, como frango, peixe, leguminosas e tofu, na sua dieta, que ajudam também com o controle do apetite.
Também dê preferência a gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate e oleaginosas, que beneficiam o coração e a saúde geral.
Leia mais: Dia Mundial da Saúde Digestiva: veja a data, importância e como cuidar
Exercícios físicos
A atividade física regular é vital para controlar o peso, aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir o risco de diabetes.
Escolha exercícios que você goste, para manter a motivação, e se comprometa a fazê-los por pelo menos 30 minutos diários.
Se você não está habituado à atividade física, comece com caminhadas curtas e aumente a intensidade e o tempo de treino aos poucos.
Veja também: Como fortalecer o sistema imunológico? Confira algumas dicas
Evite o consumo de álcool em excesso
O álcool pode desregular o açúcar no sangue. Para prevenir avanços da pré-diabetes, é recomendável limitar, ou até excluir, o consumo.
Escolha ocasiões especiais para beber e sempre moderadamente. Seu fígado vai te agradecer e seu metabolismo será capaz de focar no processamento de glicose mais efetivamente.
Consultas médicas regulares
O médico é o profissional que irá te orientar sobre o melhor tratamento para reverter a pré-diabetes, considerando suas necessidades individuais.
Então faça visitas regulares ao consultório para fazer exames de rotina e monitorar seus níveis de glicose, peso e pressão arterial.
Não hesite em questionar seu médico sobre qualquer dúvida que você tenha sobre a pré-diabetes e seu tratamento.
Leia também: Dicas para marcar consulta online com segurança
Quais as principais causas do pré-diabetes?
O pré-diabetes geralmente surge devido a uma alimentação desregrada e hipercalórica, com consumo excessivo de alimentos industrializados, doces e carboidratos.
Além disso, o sedentarismo, a falta de exercícios físicos e o aumento de peso são fatores de risco.
Quando ganhamos peso, o pâncreas produz mais insulina para tentar controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode levar à resistência à insulina e ao início do pré-diabetes.
Por fim, a tendência familiar e a herança genética também são fatores de risco.
Qual médico um pré-diabético deve procurar?
O profissional mais indicado para acompanhar um paciente com pré-diabetes é o endocrinologista.
Este médico é especializado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças relacionadas ao sistema hormonal, incluindo diabetes e distúrbios da tireoide.
O endocrinologista irá avaliar o histórico familiar e de saúde do paciente, realizar exames físicos e laboratoriais, e prescrever o tratamento mais adequado.
Outro especialista que também pode se envolver no cuidado do paciente com pré-diabete é um nutrólogo.
Aqui no DrApp você encontra endocrinologistas, nutrólogos e as mais diversas especialidades médicas para agendar consultas online. Acesse o nosso site e faça suas buscas!
Conclusão
Neste artigo, vimos como reverter pré-diabetes: com alimentação saudável, prática regular de exercícios, diminuição do consumo de álcool e supervisão médica constante.
A pré-diabetes é uma condição em que os níveis de açúcar no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não se configuram como diabetes tipo 2. Ou seja, é um alerta sério, mas reversível.
Encontre mais conteúdos sobre saúde em nosso blog. Não deixe de conferir!
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.