As doenças do aparelho circulatório são a principais causas de mortes no Brasil. Infarto do miocárdio, Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e Hipertensão Arterial estão entre as doenças que mais matam brasileiros e tem diversas origens, como hereditariedade e hábitos pouco saudáveis.
Além da prevenção, através de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, o check up periódico com um médico cardiologista é essencial para avaliar e diagnosticar possíveis doenças cardiovasculares, antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.
Responsável por cuidar de vasos sanguíneos e linfáticos, a angiologia é uma especialidade clínica que auxilia na prevenção, investigação e no tratamento de doenças relacionadas à artérias e veias através de exames, medicamentos e procedimentos que não necessitem de intervenção cirúrgica.
Entenda mais sobre o que é angiologia e saiba como ela atua na prevenção e tratamento de doenças vasculares.
O que faz o angiologista?
O médico angiologista é o especialista responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças circulatórias em geral, como as varizes e tromboses, por exemplo.
Trata-se de um especialista que não realiza procedimentos cirúrgicos, pois atua orientando e auxiliando pacientes que desenvolvam problemas relacionados ao sistema circulatório em que não há necessidade de intervenções mais invasivas.
O angiologista acompanha e orienta os hábitos de vida dos pacientes para práticas saudáveis como realização exercícios físicos, alimentação adequada e, quando necessário, pode prescrever o uso de medicamentos para prevenção e tratamento das doenças circulatórias.
É comum que o médico angiologista seja procurado por pacientes que apresentam sintomas como dores, inchaços, queimação e dormência nas pernas e braços, veias saltadas e/ou com aparência azulada, entre outros sintomas que podem indicar algum problema no sistema circulatório.
Como a angiologia auxilia nos tratamentos
Em alguns casos, as doenças vasculares apresentam sintomas silenciosos e a investigação realizada pelo angiologista sobre a saúde dos vasos e veias auxilia no diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.
Para isso, o angiologista avalia clinicamente o paciente através de exames como:
• Fluxometria ultrassônica, indicada para verificação de aneurismas em vasos e artérias;
• Eco doppler, comum em casos de varizes, para verificar a anatomia de artérias e vasos e o fluxo sanguíneo;
• Tomografia, exame diagnóstico de imagens computadorizadas de precisão milimétrica que mostra imagens mais nítidas de vasos sanguíneos;
• Fotopletismografia, exame indolor, rápido e complementar para o diagnóstico de varizes através da avaliação da insuficiência venosa e falha na bomba periférica.
Esses exames servem para o diagnóstico e tratamento de doenças que fazem parte do acompanhamento clínico da especialidade de angiologia, algumas delas são:
• Arteriosclerose, caracterizada pelo excesso de gordura e outros elementos nas artérias diminuindo a irrigação de sangue no corpo;
• Insuficiência Vascular Cerebral que pode levar ao AVC;
• Problemas de coagulação do sangue com obstrução de veias profundas (Trombose Venosa Profunda);
• Dilatação das artérias com riscos de rompimento (Aneurisma Arterial);
• Inflamação dos vasos sanguíneos (Vasculite).
Diferença entre angiologia e a cirurgia cardiovascular
Como dissemos, o angiologista é responsável pelos métodos de prevenção, tratamento e acompanhamento clínico de doenças vasculares, mas não atua em intervenções cirúrgicas, como o tratamentos de varizes.
Já em casos onde o tratamento cirúrgico é indicado, a responsabilidade do cirurgião vascular atua na desobstrução e reparação através da intervenção em vasos sanguíneos.
A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar complicações vasculares. Tratando-se de doenças do sistema circulatório, o profissional que vem à mente é o cardiologista. Entenda quando procurá-lo e como ele trabalha.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.