Conheça os principais tipos de psicoterapia

27 de abril de 2024
tipos de psicoterapia3

Sintomas comuns que indicam problemas da mente como ansiedade, depressão e estresse têm abordagens de tratamento diferentes. A psicoterapia é um desses tratamentos, também conhecida como terapia da conversa ou terapia, é objeto de estudo e área de atuação de psicólogos.

Indicada para os casos de transtornos mentais que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, a psicoterapia possui abordagens diferentes na busca de uma melhor qualidade de vida para pacientes de diferentes faixas etárias e grupos sociais que sofrem com a incapacidade produtiva, dificuldades de relacionamento e em lidar com as questões impostas ao longo da vida.

Neste artigo, você vai conferir os principais tipos de psicoterapia e como são direcionadas pelo psicoterapeuta.

Psicanálise

Método criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, é um dos mais comuns tipos de psicoterapia. Nos casos em que é aplicada, a psicanálise funciona como um processo de escuta do paciente mediado pelo psicterapeuta.

Durante a sessão de análise, o paciente expõe seus pensamentos de forma livre e orientado à reflexão de como tais questões influenciam nas suas atitudes e sofrimentos, buscando significados ocultos a nível inconsciente, por isso, é comum que seja realizada a longo prazo.

Cognitivo – Comportamental

A terapia comportamental é indicada para reflexão sobre a influência do ambiente externo às atitudes do paciente. O terapeuta orienta sobre os gatilhos para aparecimento de sintomas e busca entender como o paciente pode agir para substituí-los por comportamentos que não prejudiquem seu bem estar. É indicada para casos de estresse pós traumáticos e compulsões.

Terapia em grupo

Diferente dos métodos anteriores, realizados individualmente, esse tipo de psicoterapia é utilizado para o tratamento de grupos que tenham paciente com problemas em comum como alcoolismo ou fobias sociais, por exemplo. Neste caso, é necessário que o paciente se sinta confortável para escutar e compartilhar questões emocionais com outras pessoas, através da mediação do psicoterapeuta durante a roda de conversa.

Hipnoterapia

É a terapia que utiliza das técnicas de hipnose para induzir ideias positivas no subconsciente. Com esse método, é possível alterar formas de pensamento, comportamento e sentimento do paciente. O terapeuta especialista em hipnose pode utilizar essa técnica combinada a outras, e durante a sessão, o paciente é colocado em transe leve. Geralmente, é indicada para casos que necessitam de soluções mais rápidas.

Terapia Familiar e de Casal

Direcionada a pessoas com vínculo afetivo-familiar esse tipo de terapia envolve questões de relacionamentos, problemas mentais graves em algum dos membros ou mesmo dificuldades envolvendo a vida sexual de casais.

Nestes casos, é necessário que todos os membros compareçam às sessões mediadas pelo terapeuta para que existam mais chances de sucesso na resolução de conflitos, padrões de comportamento, frustrações e outras questões que possam abalar o convívio saudável entre familiares.

Como escolher um psicoterapeuta?

Cada caso apresenta uma necessidade diferente e, assim como em especialidades médicas, é necessário identificar qual é abordagem mais adequada para o problema que se deseja tratar.

Psicoterapeuta e pacientes precisam ter sintonia para que o tratamento apresente progresso e, por isso, é importante ter um laço de identificação e confiança. Antes de agendar uma consulta, para você, familiares e amigos, busque indicações e entenda qual é a especialidade do profissional, tempo de atuação e esclareça suas principais dúvidas quanto a duração do tratamento, valores e experiência em casos parecidos com o seu.

Consulte os pscioterapeutas disponíveis no aplicativo DrApp/Caasp e conheça suas especialidades.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz