5 ferramentas de gestão de clínicas e consultórios

18 de setembro de 2021
ferramentas de gestão de clínicas3

Organizar a rotina de trabalho em uma clínica de saúde com diversos profissionais, ou mesmo no caso de um consultório médico individual, pode ser bastante custoso, considerando a necessidade de administrar finanças, agendas, atendimento ao público e outros pontos. Nesse cenário, um ponto positivo é que já existem muitas ferramentas de gestão para as clínicas e consultórios.

A tecnologia é de grande auxílio na administração de consultórios médicos, cobrindo muitas das necessidades da clínica e seus profissionais, conforme você verá a seguir. Vai ficar a critério do gestor mapear o que precisa ser melhorado ou implantado e então buscar pelas plataformas ou produtos que melhor se encaixam no perfil.

Conheça agora 5 sugestões de ferramentas para gestão de clínicas e consultórios.

Ferramentas financeiras

O primeiro tipo de ferramenta para gestão de clínicas é o de finanças. Essencial para o funcionamento de qualquer negócio, a gestão financeira deve ser acompanhada de perto e revista todos os meses – até mesmo todos os dias – com atenção ao faturamento, às contas a pagar, compra de materiais, aos pagamentos da equipe, etc.

Embora uma planilha possa dar conta dessa demanda, existem plataformas online para atualização e gestão das finanças de sua clínica. Podem ser gerados alarmes e lembretes sobre contas, avisos sobre cada pagamento recebido, gráficos para acompanhar o faturamento e outras atividades desse trabalho. É interessante procurar ferramentas próprias para o setor de saúde, que estarão mais próximas à realidade da sua empresa.

Prontuário eletrônico

Essencial para substituir as pastas e papéis de prontuário. O prontuário eletrônico de pacientes é prático, estando disponível em computadores e tablets. Permite a recuperação e atualização rápidas sobre os dados dos pacientes, além de economizar tempo e espaço. As informações ficam seguras e são acessadas rapidamente pelo médico responsável. É importante avaliar bem o momento e como escolher essa ferramenta.

CRM (Relacionamento)

O CRM é uma ferramenta comum ao marketing, com o objetivo de gestão do relacionamento com clientes, que tem boas utilidades para um consultório médico. Isso porque a ferramenta mantém um registro sobre todos seus pacientes, tomando nota sobre número de agendamentos, períodos de atividade e contatos, além de informações como endereço, data de nascimento, etc. O CRM também pode ser utilizado para envio de e-mails marketing.

PABX

O PABX já é bem conhecido, sendo o sistema de ramais para conectar telefones à uma mesma linha. Para facilitar o trabalho de recepcionistas, é interessante utilizar o PABX VOIP, que faz ligações para números de telefone a partir do computador. Existem ferramentas de VOIP que registram informações sobre cada contato, o que é interessante para clínicas com vendedores.

Agendamento online

Tipo de ferramenta digital que está sendo cada vez mais procurado, já que é uma demanda do próprio público (pacientes). Existem plataformas online em que a clínica se registra e cadastra perfis de cada profissional, com suas respectivas agendas. Uma agenda online funciona dentro de um site, constando todos horários disponíveis para agendamento com o médico ou outro profissional. O link da agenda pode, então, ser divulgado em canais próprios da clínica, como site e redes sociais, listas de e-mails para os pacientes, cartão de visitas, etc.

Quando um paciente faz o agendamento pela plataforma, a clínica é avisada e deve confirmar (ou não) o atendimento. Algumas destas ferramentas também enviam mensagens SMS de lembrete para o paciente, evitando faltas no consultório.

Como já citado, as ferramentas de gestão de clínicas e consultórios podem ser individuais para cada necessidade ou mais completas e integradas. Conheça o DrApp, plataforma gratuita para conseguir mais agendamentos para seu consultório.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz