Como funciona o ciclo menstrual? Veja em diversos momentos da vida

27 de abril de 2024
0

Você sabe como funciona o ciclo menstrual? Esse processo natural ocorre no corpo da mulher a cada mês, em média, a partir da puberdade até a menopausa. 

Embora faça parte da vida de mulheres e pessoas que menstruam, o ciclo é um processo complexo, com detalhes que despertam dúvidas e até receios. Uma das dúvidas mais comuns é sobre como funciona o ciclo menstrual.

Neste guia, vamos entender como é o ciclo menstrual em diferentes momentos da vida e em contextos específicos, como gravidez, menopausa, pós-laqueadura, entre outros. 

Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas! 


Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual, com duração média de 28 dias, é dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea

Na fase folicular, os hormônios estimulam o crescimento de folículos nos ovários, liberando um óvulo na ovulação. Em seguida, na fase lútea, o óvulo se prepara para a fecundação, enquanto o útero se engrossa para receber um embrião. 

Mas, se a fecundação não ocorrer, o óvulo é reabsorvido, os níveis hormonais diminuem e o endométrio descama, o que resulta na menstruação. Esse ciclo se repete até a chegada da menopausa, quando a menstruação cessa.

Como funciona o ciclo menstrual de quem toma anticoncepcional?

Com duração média de 28 dias, o ciclo menstrual de quem toma anticoncepcional é considerado “artificial”

Nos primeiros 21 dias, a mulher toma pílulas com hormônios que impedem a ovulação, mantêm a consistência do endométrio para prevenir a fecundação e alteram o muco cervical para dificultar a passagem de espermatozoides. 

Nos 7 dias seguintes, sem hormônios, ocorre o sangramento de privação. Apesar de semelhante à menstruação, sua causa é a privação dos hormônios e não necessariamente a descamação do endométrio. 

O mesmo ciclo de 28 dias se repete com a cartela seguinte. Vale ressaltar que muitas mulheres optam por anticoncepcionais de uso contínuo, ou seja, sem a pausa de 7 dias. Essa é uma opção segura para quem prefere não menstruar. 

Como fica o ciclo menstrual depois da laqueadura?

Ao contrário do que diz o mito popular, a laqueadura não interrompe a menstruação

Entretanto, há um estudo apontando que entre 2,5% a 60% das pessoas que passam pela laqueadura têm variações na menstruação após o procedimento, condições conhecidas como Síndrome Pós-Laqueadura (SPL). Os sintomas variam de mulher para mulher, mas os principais são:

  • metrorragia — sangramento de “escape”, fora do período menstrual;
  • amenorreia — quando a menstruação não ocorre em períodos nos quais deveria ou é esperada;
  • algia pélvica — dor abaixo da região umbilical que aparece no período menstrual ou fora dele e dura aproximadamente 6 meses;
  • dismenorreia — cólica que aparece no primeiro dia de menstruação e dura até o fim do fluxo;
  • dispareunia — dor durante relações sexuais.

Portanto, embora a laqueadura não interfira diretamente na produção hormonal e o ciclo continue acontecendo, algumas mulheres experimentam alterações pós-procedimento.

Como fica o ciclo menstrual na menopausa?

Com a chegada da menopausa, que marca o fim da fase reprodutiva da mulher, o ciclo menstrual sofre uma transformação definitiva, cessando por completo

Isso acontece porque os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona em níveis suficientes para desencadear a ovulação e regular o ciclo. 

Durante o período de transição, conhecido como perimenopausa, a mulher pode vivenciar ciclos irregulares até que a menstruação pare permanentemente.

Como é o ciclo menstrual de quem tem endometriose?

O ciclo menstrual com endometriose, infelizmente, pode ser bastante doloroso e irregular. As cólicas menstruais costumam ser intensas e durar mais tempo do que o normal. 

Além disso, a mulher pode apresentar sangramento intenso, dor durante a relação sexual, dor pélvica fora do período menstrual e infertilidade. A condição também afeta a duração do ciclo menstrual, para mais curto ou mais longo. 

A causa da endometriose ainda não é totalmente compreendida, mas os atuais estudos acreditam que seja devido a uma combinação de fatores genéticos, do ambiente e hormonal.

Como é o ciclo menstrual na gravidez?

Será que é possível menstruar na gravidez? A resposta é: não é possível menstruar estando grávida, mas é possível ter sangramentos vaginais.

Mas, após a gravidez, o ciclo menstrual pode mudar. Por isso, é normal ter sangramentos irregulares nos primeiros meses, enquanto o corpo se recupera. É esperado que o ciclo volte ao normal em 6 a 12 meses, embora algumas mulheres possam ter mudanças permanentes na duração, fluxo e regularidade.

Além disso, no início da gravidez, muitas mulheres têm um sangramento leve, chamado nidação. Esse sangramento, que dura apenas alguns dias, ocorre quando o embrião se implanta no útero, geralmente entre 6 e 12 dias após a concepção. 

Como é feita a contagem dos dias do ciclo menstrual?

A contagem do ciclo menstrual é simples:

  1. Anote o primeiro dia da menstruação: esse é o dia 1 do seu ciclo;
  2. Conte os dias até o dia anterior à próxima menstruação: esse é o último dia do seu ciclo;
  3. Subtraia 1 dia do total: o resultado é a quantidade de dias do seu ciclo.

Exemplo: Se a menstruação começou no dia 1º e a próxima começou no dia 31, o ciclo tem 30 dias (31 – 1 = 30).

Vale acrescentar que existem vários aplicativos, em versões pagas e gratuitas, que não só ajudam a fazer a contagem, mas também acompanham todas as fases do ciclo, com orientações e informações específicas e personalizadas. 

🩺Leia também: Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher!

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

O período fértil geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual, o que, em um ciclo considerado regular de 28 dias, acontece aproximadamente entre o 12º e o 16º dia, contando a partir do primeiro dia da menstruação. 

Mas, para determinar o período fértil de forma mais precisa, é recomendável utilizar métodos como: observação de mudanças no muco cervical, medição da temperatura basal do corpo e a utilização de kits de previsão de ovulação.

É possível estar grávida e menstruar todos os meses?

Como já vimos anteriormente, não é possível estar grávida e menstruar ao mesmo tempo. A menstruação é a descamação do endométrio quando não há fecundação. Na gravidez, o endométrio se prepara para nutrir o embrião, então a menstruação não ocorre.

No entanto, algumas mulheres podem apresentar sangramentos vaginais leves em diferentes momentos da gravidez, o que pode ser confundido com menstruação. As causas desses sangramentos são variadas, como: 

  • descolamento do óvulo;
  • nidação;
  • aborto espontâneo;
  • gravidez ectópica, ou outras condições.

É importante observar a cor, intensidade e duração do sangramento e consultar um médico em caso de dúvidas ou sangramento intenso.

🩺Leia também: Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher

Como saber se minha menstruação está irregular?

A menstruação é considerada irregular quando os intervalos entre os ciclos variam excessivamente, durando menos de 21 dias ou mais de 35, ou quando a duração e o volume do fluxo são inconsistentes. 

Se os períodos menstruais são imprevisíveis, ou seja, ficam muito diferentes a cada vez, e vêm em momentos inesperados, provavelmente são irregulares. 

Menstruação irregular: e agora?

Sabia que pelo menos 20% das mulheres e pessoas que menstruam, os ciclos são irregulares? Se você está dentro da estatística, consulte um ginecologista para fazer exames ginecológicos e identificar as possíveis causas da condição. 

Geralmente, as causas estão associadas a alterações hormonais, gravidez, estresse, uso de medicamentos, doenças uterinas, entre outras. Entretanto, só o médico pode identificar as causas e orientar o melhor tratamento para cada pessoa. 

Encontre médicos ginecologistas e faça exames na sua região de forma simples, rápida e zero burocrática. Conheça o DrApp!

Conclusão

No artigo de hoje, vimos como funciona o ciclo menstrual, uma parte fundamental da vida da mulher, com fases que impactam o corpo e o humor e marcam transições importantes. 

Investir em informações confiáveis e acompanhamento médico regular garante que a mulher desfrute de uma vida plena e saudável, em todas as fases do ciclo menstrual e da vida.

🩺Encontre mais conteúdos sobre saúde no blog do DrApp e fique sempre bem informado(a)! 

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz