Check-up anual: conheça e programe-se para cuidar da saúde

26 de abril de 2024
check-up anual1

Os cuidados com a saúde acontecem todos dias. Enquanto não temos queixas realmente relevantes, vamos deixando a consulta médica em segundo plano – ou mesmo porque não temos tempo ou o valor necessário para pagar consulta e exames. Mesmo estando “saudável”, é importante se programar para passar em consultas de check up.

O check up anual, não necessariamente feito todos os anos (entenda a seguir), é ainda mais necessário para os adultos a partir dos 35 anos – ponto em que homens e mulheres já começam a apresentar mais problemas relacionados ao estilo de vida.

Nos próximos tópicos, conheça mais sobre o check up de saúde e programe-se para consultar um médico.

O que é o check up? 

Podemos fazer uma comparação com um automóvel. Quando vamos viajar de carro, é recomendável passar por um check up com o mecânico. O profissional vai averiguar todos componentes e estruturas do veículo, também fazendo testes e corrigindo os pontos que necessitam de mais atenção. Com o check up feito e sem nenhuma grande surpresa, a viagem pode ser realizada tranquilamente.

O check up de saúde é muito similar. Mesmo sem estar apresentando nenhum problema, passamos por uma consulta médica bem generalista, justamente para investigar melhor os hábitos e o quadro de saúde atual. Se algo aparentar estar fora dos padrões, os exames se aprofundam e o encaminhamento para outras especialidades médicas também pode ser recomendado.

Então, um check up é uma consulta médica ampla para checar a saúde no momento, alinhar qualquer queixa, realizar exames de rotina básicos e também para tirar dúvidas.

Quando fazer check up médico? 

Como citado na abertura do artigo, o check up é interessante principalmente a partir dos 35 anos. Dessa idade em diante, homens e mulheres já estão mais susceptíveis aos efeitos do estilo de vida, principalmente da alimentação e do sedentarismo. Quadros como os tumores, a hipertensão, a diabetes e outras doenças aparecem mais com o passar da idade, e existem exames próprios para investigar estes pontos principalmente quando já existem casos na família.

O check up anual é uma boa pedida, já que não demanda preparação e nem toma muitos dias entre a consulta, os exames externos e o retorno com o médico. Quem já tem alguma doença crônica pode fazer o check up com maior frequência, incluindo uma visita ao médico especialista mais adequado.

Pessoas mais jovens e aquelas com boas avaliações, desde que dispensadas pelo médico, podem espaçar mais a frequência dos check ups.

Exames de rotina

No check up o médico pode fazer alguns exames clínicos rápidos para complementar a avaliação, como a ausculta do coração e pulmões, o toque abdominal e outros. Estes são exames da rotina médica, comuns também para os casos de pronto atendimento. Existem ainda outros exames que vão auxiliar na avaliação e diagnóstico, porém são feitos externamente, os chamados exames laboratoriais e os de diagnóstico por imagem.

É comum que o check up anual solicite ainda outros procedimentos, sendo marcada uma data para retorno com o médico. Aproveite e saiba mais sobre os principais exames de rotina.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz