Como melhorar a relação entre médicos e pacientes?

16 de junho de 2021
relação entre médicos e pacientes0

A relação médico-paciente é a base para a confiança de pacientes e profissionais, independente da especialidade. Essa relação não se limita apenas a conduta de acordo com os protocolos técnicos da atividade médica, refletindo também na rotina do consultório.

Reclamações por atrasos e atendimentos sem a atenção necessária estão entre as principais queixas de pacientes que vão ao encontro de uma rotina cheia de outras tarefas, principalmente com relação a gestão da clínica ou consultório, o que acaba dificultando a resolução de problemas simples que poderiam melhorar a relação entre médicos e pacientes.

No artigo de hoje, sugerimos alguns pontos de atenção e soluções para evitar problemas de relacionamento com pacientes.

Facilite o agendamento e marcação

O atendimento inicia já quando o paciente entra em contato para agendar uma consulta ou procedimento. Sendo assim, além de boas práticas de cordialidade, é preciso contar com agilidade para conquistar a satisfação de quem escolhe o atendimento no seu consultório.

Oferecer facilidades para além do contato por telefone, seja por Whatsapp ou pelo agendamento de consulta online, está entre as formas de criar uma rotina de trabalho mais organizada e se aproximar da realidade atual.

Utilizar diversos canais para marcação e lembretes de consultas ou retornos é uma ferramenta vantajosa que auxilia na gestão interna e contribui para o relacionamento entre médicos e pacientes.

Pratique escuta ativa

Ouvir atentamente os pacientes está entre as competências do profissional que ajuda a cuidar e salvar vidas. Contudo, alguns pacientes podem sentir pouca confiança ou até mesmo incomodados com a atenção dispensada no atendimento.

A escuta ativa é fundamental para que o paciente possa se sentir confortável e tenha confiança no profissional. Além de contribuir para o diagnóstico, os sinais verbais e não verbais ajudam a quebrar barreiras na relação médico-paciente.

O mesmo vale para a linguagem utilizada durante o atendimento, para que termos, orientações e dúvidas sejam completamente esclarecidos.

Evite atrasos e cancelamentos

Mesmo com os imprevistos justificáveis, as longas esperas geram desgastes para pacientes que aguardam na recepção, tanto quanto as desistências e cancelamentos para a agenda do consultório.

Para evitar que existam atrasos, é importante sempre delimitar o tempo de consulta com uma janela de tempo para intervalo de 15 minutos, por exemplo. Tratando-se das desistências, enviar alertas por SMS, Whatsapp ou e-mail confirmando o horário agendado e a presença do paciente é uma maneira de otimizar o tempo e a gestão do consultório.

Incentive o relacionamento no pós consulta

Conquistar um paciente mais satisfeito e as indicações provenientes de um bom atendimento também inclui investir na relação com o médico no pós consulta.

Tanto o médico quanto a equipe podem criar maneiras de manter contato direto com o paciente, estreitando os laços de confiança e aumentando a chance de fidelização – além da indicação a outros.

Para isso, é essencial contar com um cadastro de contatos, os pacientes, atualizado e lançar mão da tecnologia a favor da relação médico-paciente, enviando mensagens em datas comemorativas como aniversário, lembretes de agendamentos de consultas e exames periódicos, entre outros.

Agora que você já sabe que o atendimento médico continua no pós consulta, veja nossas as dicas para o seu consultório.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz