Gestão financeira para clínica e consultório médico: como fazer?

26 de abril de 2024
Gestão financeira para clínica e consultório médico0

Fazer a gestão financeira de clínicas e consultórios médicos é uma tarefa que exige comprometimento e organização de diversos níveis, desde o conhecimento sobre a legislação tributária até os agendamentos de consultas.

Por isso, a organização financeira e administrativa devem fazer parte da rotina diária dos envolvidos não apenas com o fluxo de caixa, mas com toda a estrutura da clínica ou consultório, mesmo para quem não conta com uma equipe específica para finanças.

Para garantir um negócio rentável e longe das contas no vermelho, conheça alguns pontos importantes para que você possa entender melhor sobre a gestão financeira do seu consultório.

Impostos

A tributação dependerá do tipo de serviço prestado. Existem diferenças de imposto de renda, por exemplo, entre clínicas ou  consultórios com atendimento de dois especialistas.

Para estes e outros casos, é válido contar com a orientação contábil para definir se a tributação será feita via pessoa física ou jurídica, quais são os impostos e contribuições obrigatórias a serem pagas e os prazos para regularização, evitando atrasos ou gastos desnecessários.

Fluxo de caixa

Assim como qualquer outro negócio, um consultório ou clínica médica precisa contar com um fluxo de caixa organizado. Essa ferramenta de gestão financeira é essencial para entender todas as transações realizadas.

Neste caso, o uso de um livro de caixa, que atualmente pode ser substituído por softwares médicos que integram toda a movimentação em uma mesma plataforma para fácil conferência e organização dos dados.

Despesas

As despesas fixas e variáveis como compras de insumos de escritório, pagamentos referentes a procedimentos e consultas, salários de funcionários, contas de água, luz e telefone e outras devem ser devidamente registradas, sem exceções.

Para entender qual o custo da hora do consultório, deve-se dividir as despesas fixas pelo total de horas de atendimento. Com este custo, é possível planejar a médio e longo prazo ações para aumentar a lucratividade , identificando e reduzindo despesas desnecessárias.

Pró labore

O pró labore é a remuneração de sócios administradores e proprietários de empresas e o valor da retirada não tem um mínimo ou máximo.

Porém, é imprescindível observar alguns aspectos como a obrigatoriedade de recolhimento de INSS e a emissão de uma declaração de recebimento do pró labore, tipo de tributação (Lucro Presumido ou Lucro Real), imposto de renda e outras questões de ordem tributária.

Sistemas de Gestão

É inegável que a tecnologia é uma das principais aliadas na rotina de de gestão e organização de clínicas e consultórios médico, seja pela digitalização de processos como a substituição de prontuários e agendas físicas por sistemas de gestão.

A principal vantagem desse uso de ferramenta é relacionada independência, comodidade e segurança de profissionais autônomos e gestores já que otimizam as tarefas e possibilitam um melhor controle sobre a saúde financeira da clínica ou consultório.

Ter uma agenda organizada e o controle do fluxo de pacientes é imprescindível para entender a rentabilidade e o que pode ser melhorado para atrair e fidelizar mais clientes, principalmente nos momentos em que os agendamentos estão em baixa.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz