Médico alergologista: quem é o especialista em alergia e imunologia

18 de setembro de 2021
Médico Alergologista27

Em qualquer fase da vida, homens e mulheres podem apresentar reações alérgicas diversas, afetando a pele, o sistema imunológico e o digestivo, os olhos, as vias respiratórias, a circulação e o corpo no geral. Esses sintomas, e por vezes as crises já manifestadas, são objeto de estudo da alergia e imunologia, área encabeçada pelo médico alergologista.

Por vezes chamado de alergista, o alergologista é o médico especialista nas doenças alérgicas. Em uma consulta com esse médico, os pacientes passam por um exame clínico e também relatam histórico de família e quadros de saúde anteriores. Além das reações alérgicas, este é o especialista em imunologia: sistema imunológico, doenças autoimunes e imunização (vacinas).

Conheça, nos próximos tópicos, um pouco mais sobre o médico especialista em alergia e imunologia.

O que o alergologista trata?

No consultório, as queixas mais comuns ao alergologista se referem à manifestações de alergia na pele, muitas vezes encaminhadas por dermatologistas, reações a alimentos, que podem aparecer desde a primeira infância, doenças ou crises pontuais no sistema respiratório, entre outros fatores.

Antes de passar um tratamento para o quadro do paciente, o alergologista pode aplicar alguns testes de reação alérgica ou solicitar exames mais completos como os de imagem, caso o problema seja nas vias aéreas e sistema respiratório, ou os de laboratório como o de sangue.

Quando procurar o alergologista?

Como citado, muitas vezes o paciente chega até o alergologista após procurar outro médico, sendo encaminhado por um dermatologista, um otorrinolaringologista, um pediatra ou um clínico geral.

Este médico atende desde crianças até idosos, complementando tratamentos e fazendo o melhor diagnóstico quanto a possíveis doenças alérgicas. Depois do diagnóstico, o alergologista indica o tratamento, geralmente medicamentoso e acompanhado por algumas mudanças de hábitos, e acompanha a evolução do paciente de tempos em tempos.

As principais doenças alérgicas

Algumas doenças alérgicas, como você verá abaixo, são muito conhecidas e frequentes, enquanto outras são mais raras e até mesmo específicas quanto a faixa de idade, a etnia e o gênero dos pacientes. Como também já foi citado, as doenças alérgicas se manifestam em diferentes órgãos e com diversos sintomas, entre coceira, manchas na pele, espirros, tosse, espinhas e outras erupções cutâneas, cólicas, problemas de digestão, entre outros.

Estes são alguns dos diagnósticos mais comuns em relação às alergias:

• Asma

• Bronquite

• Rinite

• Sinusite alérgica

• Dermatite de contato

• Alergia a medicamentos

• Alergia a cosméticos

• Alergia a metais

• Alergia a animais (pelos e saliva)

• Alergia a picada de insetos

• Alergia a mofo e/ou pó

• Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

• Doença celíaca

• Outras alergias alimentares

• Outras doenças autoimunes

Testes alérgicos

O alergologista, em seu próprio consultório, pode aplicar dois testes alérgicos para detectar a fonte exata da alergia, os chamados agentes alérgenos. Estes são o prick test e o patch test, entenda:

Prick test, também conhecido por teste de puntura, teste de leitura imediata ou teste de alergia “in vivo”, é feito em alguns minutos com a aplicação de agentes alérgenos sobre a pele do antebraço do paciente. São feitas pequenas puncturas (furos) na pele para que diversos agentes entrem em contato com a pele e causem – ou não – reação alérgica.

O médico aguarda alguns minutos para observar a reação da pele. Os agentes alérgenos (ácaros, pólen, células animais e substâncias de alimentos) são identificados pela formação de pequenas erupções avermelhadas na pele, em que o paciente apresenta uma leve urticária.

Já o patch test é de leitura tardia, em 48 e 96 horas após a aplicação dos agentes alérgenos. Esse teste é solicitado para identificar a origem de dermatites e eczemas da pele. Nos padrões brasileiros, são testadas 30 substâncias padrão em uma única aplicação padrão, nas costas do paciente.
Precisa de algum diagnóstico de alergias? Conheça nossa lista de médicos alergologistas no site.

Deixe um comentário

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz