Projeções do IBGE sobre o envelhecimento da população brasileira estimam que, até 2060, o número de pessoas acima dos 60 anos será maior que o de jovens no país. Com a população mais velha, cuidados especiais são necessários para garantir a segurança e o bem-estar.
Em especial, algumas limitações em atividades do cotidiano (se trocar, comer, locomover) e outros efeitos do avanço da idade podem comprometer a saúde do idoso, fisicamente e emocionalmente.
Conheça os cuidados essenciais com a saúde do idoso e como proporcionar uma rotina de conforto e bem estar.
Atividades físicas e alimentação
Movimentar o corpo é essencial para qualquer idade, principalmente na fase em que a mobilidade e, em alguns casos, a disposição podem ser reduzidas, dependendo do histórico de saúde do idoso. Estimule para que ele ou ela faça caminhadas e pratique exercícios na rotina, ainda que simples e sempre com orientação profissional.
Atenção especial às dietas prescritas especialmente para os idosos que sofrem com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. São comuns os casos de desidratação em idosos, justamente por esquecem de beber água, e por isso fiscalizar esse ponto ajuda a manter o corpo sempre hidratado.
Segurança e saúde mental
Os espaços de convivência devem ser adaptados de acordo com a necessidade de locomoção do idoso. Sendo assim, utilizar barras de apoio em banheiros, corrimão em escadas, adotar os pisos antiderrapantes e tirar móveis de espaços onde o idoso circula ajuda a prevenir quedas e outros tipos de acidentes.
Tanto quanto o corpo, a saúde mental do idoso também merece atenção especial. Uma simples mudança de rotina após a aposentadoria, e ainda nos casos de doenças degenerativas como o Alzheimer, já são fatores que influenciam na independência e autoestima. Para reduzir os riscos, é interessante estimular que o idoso tenha uma rotina ativa e minimamente autossuficiente para atividades simples do dia a dia.
Rotina e medicações
Falamos até aqui sobre a importância dos cuidados diários para que o idoso tenha mais qualidade de vida e independência. Porém, existem situações em que idosos acamados, usuários de cadeiras de rodas ou andadores, por exemplo, exigem acompanhamento mais frequente em todas as atividades, ou mesmo quando a rotina de familiares impede de estar disponível nessa rotina.
Nesses e em outros casos, a contratação de um profissional cuidador de idosos se torna necessária, zelando sempre pela saúde e segurança durante a atividades como alimentação, medicação, consultas médicas, exames e atividades de lazer, por exemplo. Sendo uma figura tão presente, além do profissionalismo, é necessário que exista confiança dos familiares e, principalmente, do próprio idoso.
Acompanhamento do Geriatra
Especialista na prevenção e tratamento de doenças, em cuidados paliativos e por promover a saúde do idoso, o médico geriatra é cada vez mais necessário para acompanhamento de pessoas idosas em diversos estados clínicos.
É comum que o especialista em geriatria atue junto a uma equipe multidisciplinar para investigar todos os aspectos que possam contribuir para a longevidade saudável do paciente, através da interação ainda mais aproximada. Por esse motivos, as visitas ao consultório costumam levar mais tempo. Visite DrApp e encontre os geriatras próximos a você.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.