Agosto Dourado e a importância do aleitamento materno

29 de abril de 2024
6

Fonte de energia e proteção para os bebês, o leite materno é considerado o alimento mais importante para a nutrição e proteção, ajudando  a reduzir a mortalidade neonatal até o 28º dia de vida. Além dos benefícios para a saúde física da mãe e do bebê, o aleitamento materno reforça o vínculo afetivo.

Especialistas, instituições e governos de todo o mundo defendem a amamentação como essencial para o desenvolvimento saudável da sociedade. Boas práticas ajudam com que o aleitamento possa ser ainda mais efetivo, com suporte à mãe durante este período.

Assim como outras questões relevantes na área da saúde, foi estabelecido um mês dedicado à valorização da amamentação. Saiba mais sobre o Agosto Dourado a seguir.

O que é o Agosto Dourado?

O mês Agosto Dourado foi criado a partir da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), entre 1 a 7 de agosto, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desde 1991 em todo o mundo.

No Brasil, o mês que faz alusão ao leite materno como alimento de ouro, foi instituído na lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017 pela Câmara dos Deputados, e tem como principal objetivo a conscientização sobre a importância do aleitamento materno e as boas práticas para que este seja possível.

Durante o agosto dourado, são realizados eventos e alguns monumentos recebem decoração da cor, para homenagear e chamar a atenção da população sobre a nobre causa.

Benefícios do aleitamento materno

O leite materno é composto por água, sais minerais, nutrientes e outras substâncias que contribuem para fortalecer a imunidade de bebês, reduzindo as chances de doenças como a diabetes infantil, infecções, diarréia, obesidade e outras, além de contribuir para o desenvolvimento saudável do cérebro na infância. Especialistas recomendam que seja o primeiro, já na primeira hora de vida, e único alimento até os seis meses completos do bebê.

Para algumas mães, amamentar pode se tornar um desafio a ser superado, pela dificuldade de adaptação à rotina de mamadas e produção do leite (lactação). Contudo, o acompanhamento das lactantes por profissionais, médicos e familiares, além do autoconhecimento sobre o corpo e cuidados especiais, contribuem para que este seja um momento mais tranquilo.

Deve-se ter atenção na frequência e quantidade de mamadas, geralmente sinalizadas pelo próprio bebê, tanto pela necessidade como pelo nível de satisfação. Por isso, este momento de troca de amor, carinho e proteção é resguardado como direito pelo Artigo 9 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990 que garante que o poder público, as instituições e os empregadores ofereçam condições, em quaisquer espaços, para o aleitamento materno.

Como promover o aleitamento materno

Apesar de ser um processo natural, a amamentação pode ser acompanhada para garantir mais conforto à mãe e ao bebê. Todas as dúvidas que podem gerar insegurança devem ser esclarecidas e acompanhadas por profissionais capacitados para orientação e apoio neste período.

DrApp APM apoia o Agosto Dourado e as iniciativas de promoção e garantia da saúde infantil. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre quando marcar uma consulta ao pediatra para o seu filho.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz