Doenças autoimunes: conheça as mais comuns

19 de março de 2024
2

O sistema imunológico atua no combate a invasores reconhecidos como estranhos ao nosso organismo, provocando reações alérgicas e infecciosas quando em contato com vírus, bactérias, pólen, poeira e outros agentes. Isso acontece por conta de moléculas conhecidas como antígenos.

As células que constituem nossos tecidos também possuem antígenos que, em algumas pessoas, podem ativar as células de defesa. A reação autoimune pode provocar doenças autoimunes (DAI), resultado de uma falha do sistema imunológico onde o organismo se defende dele mesmo.

São conhecidas mais de 100 doenças autoimunes, algumas delas raras e outras mais comuns, como as que apresentaremos a seguir.

Lúpus

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória que pode afetar a pele com manchas vermelhas, principalmente em áreas expostas ao sol, e também órgãos internos. Com maior prevalência em mulheres entre 20 e 45 anos, o paciente com lúpus pode apresentar outros sintomas específicos como febre, perda de peso, inflamações cutâneas e dor nas juntas. A avaliação médica é fundamental para garantir a qualidade de vida e tratamento adequado a cada caso.

Doença Celíaca

Pacientes celíacos têm intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. A doença celíaca é causada pela resposta imunológica que prejudica o revestimento do intestino delgado e compromete a absorção de nutrientes pelo organismo. A diarreia é o principal sintoma, que pode vir associada a perda de peso e desnutrição, e a retirada do glúten da dieta faz parte do tratamento para promover a cicatrização intestinal.

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune hereditária na qual o pâncreas produz níveis baixos ou mesmo nenhuma quantidade de insulina, substância responsável pelo controle da glicose no organismo. Segundo o Ministério da Saúde, 90% dos pacientes têm o tipo 1 de diabetes. Geralmente, os sintomas aparecem durante a infância e adolescência, mas também em adultos, e provocam cansaço, micção frequente, sede excessiva e outros. O tratamento inclui a aplicação diária de insulina e podem ser prescritos outros medicamentos. Hábitos saudáveis como a prática de exercícios e cuidados com a alimentação ajudam a preveni-la.

Vitiligo

O vitiligo causa a despigmentação da pele, gerando manchas brancas e bem delimitadas. O paciente com vitiligo sofre com a perda de melanócitos, que dão origem a melanina, substância responsável pela cor da pele. Por esse motivo, o médico dermatologista é o principal especialista que atua no diagnóstico e tratamento da doença, que dispõem de diversos tipos de terapia com resultados muito satisfatórios.

Esclerose Múltipla

Esclerose múltipla (EM), ou simplesmente esclerose, é a doença neurológica na qual o sistema imune afeta diretamente o revestimento dos nervos. Estima-se que 35 mil pacientes brasileiros convivam com a esclerose, que possui tratamento feito através de medicamentos que controlam o sistema imunológico e fisioterapia para atenuar os sintomas e a progressão da doença, que pode causar problemas de equilíbrio e coordenação, transtornos emocionais e alterações fonoaudiológicas, entre outros sintomas.

Como é feito o diagnóstico de doenças autoimunes?

A maioria das doenças autoimunes é crônica e os sintomas podem se manifestar ao longo da vida. Para o tratamento, geralmente são prescritos medicamentos imunossupressores que promovem o alívio de sintomas e, assim como em caso de transplantes, reduzem as chances de rejeição pelo próprio organismo.

O primeiro passo para o controle é buscar suporte médico para iniciar o processo de investigação. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e de sangue para testagem da presença de alguns tipos de anticorpos específicos. Aproveite para conhecer o que é exame FAN (fator antinuclear).

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz