O que é exame FAN (fator antinuclear)?

26 de abril de 2024
13

Quando existe a suspeita de doença autoimune, pode ser solicitado que o paciente realize o exame FAN, ou exame de fator antinuclear. Esta é uma análise clínica simples, conforme descreveremos no decorrer deste artigo, mas desconhecida de muitos – e é natural que isto cause desconfiança. 

O FAN é realizado apenas com recomendação do médico e só o profissional que acompanha o paciente vai conseguir interpretar os resultados, considerando que uma resposta positiva pode ser um falso indicativo. É claro, também, que o exame FAN não identifica sozinho uma doença autoimune, e por isso o acompanhamento e a investigação com o médico é o meio eficiente de diagnosticar ou descartar qualquer quadro. 

Enfim, vamos entender a seguir o que é o FAN e qual é a utilidade deste exame. 

FAN (fator antinuclear) ou ANA (anticorpo antinuclear) 

O exame FAN é uma análise clínica, ou seja, um exame de sangue simples, que identifica os anticorpos que agem contra o próprio organismo, e assim caracterizando uma doença autoimune, causada pela reação anormal do sistema imunológico contra as próprias células. 

A coleta de sangue é simples e não exige nenhuma preparação específica, mas o paciente deve informar o laboratório ou enfermeiro caso tome alguma medicação. O exame FAN também é comum aos bebês, e neste caso é feita a coleta através de uma picada na sola do pé. 

A análise busca encontrar – ou não – o FAN no organismo do paciente. O fator antinuclear, não é um tipo único de anticorpo, mas sim um grupo, ponto descoberto na década de 1940. Existem vários tipos de anticorpos antinucleares, cada qual voltado para alguma estrutura ou célula específica – o que também aponta para doenças autoimunes diferentes.  

Para que serve o FAN? 

Como já mencionamos aqui, o exame FAN é solicitado para identificar possíveis doenças autoimunes, como as seguintes: 

  • Lúpus, o lúpus eritematoso sistêmico (LES); 
  • Artrite reumatoide e artrite idiopática juvenil; 
  • Esclerose Múltipla (EM); 
  • Hepatite autoimune; 
  • Psoríase; 
  • Vitiligo; 
  • Esclerodermia; 
  • Dermatomiosite; 
  • Síndrome de Guillain-Barré 
  • Síndrome de Sjögren. 

Entre outros exemplos. O exame FAN pode atestar um resultado positivo ou negativo, o que é interpretado pelo médico juntamente com outros exames e a avaliação clínica. Mais uma vez, vale destacar que até 15% da população pode apresentar resultado positivo sem que exista qualquer implicação na saúde. 

Doenças autoimunes 

Por fatores hereditários ou sem nenhuma causa específica, as doenças autoimunes são caracterizadas pela ação de anticorpos do sistema imunológico contra o próprio organismo. Isso resulta em inflamações de tecidos e até a destruição deles. As doenças autoimunes também se dividem conforme o órgão ou sistema que afetam. Existem as dermatológicas, manifestadas na pele, as neurológicas, as renais e outras relacionadas com o sistema motor e a mobilidade. 

Outro ponto a ser considerado é o fato de existirem doenças que se manifestam com mais intensidade a partir de gatilhos específicos, a exemplo da psoríase que piora com o frio e o estresse. 

Doenças autoimunes têm tratamento medicamentoso e que pode ser complementado com fisioterapias, acompanhamento psicológico e outras terapias integradas. O acompanhamento com o médico é constante, já que a não existe cura. Os profissionais de saúde também terão orientações individuais para cada doença, como necessidades específicas com a dieta e a rotina de atividades físicas.  

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz