Como utilizar as máscaras corretamente

27 de abril de 2024
11

Usar as máscaras para proteger boca e nariz será uma constante no nosso dia a dia sempre que precisarmos sair para a rua. As máscaras ajudam a reter a saliva que pode carregar partículas contaminadas com o vírus, e por isso são essenciais para que possamos frequentar espaços públicos com um risco mínimo de exposição. Tanto pessoas doentes como as saudáveis devem utilizar a proteção, afinal existe uma janela de dias entre a contaminação e o aparecimento dos primeiros sintomas. 

Com essas recomendações, existem muitas dúvidas sobre como utilizar as máscaras corretamente. Nos tópicos a seguir detalhamos esses pontos.

Tipos e materiais de máscara

Além das máscaras descartáveis como as de modelo cirúrgico e a N95, também é possível utilizar as máscaras feitas com tecido. Estas utilizam o algodão e são costuradas com pelo menos 2 camadas de proteção. Existem diferentes formatos, como os que o próprio tecido vai até a orelha ou outras que prendem o elástico atrás da cabeça. Estas máscaras de tecido são reutilizáveis, conforme explicamos nos próximos tópicos.

Colocando sua máscara

Coloque sua máscara antes mesmo de sair de casa. Faça isso limpando as mãos e então pegue a máscara pelos elásticos. Aproxime a do rosto certificando-se de cobrir nariz, boca e queixo, e então prenda os elásticos atrás das orelhas ou atrás da cabeça, dependendo do modelo.

Ainda com as mãos limpas, faça o ajuste para que ela esteja bem posicionada. Se a cobertura estiver muito grande, deixando espaço abertos nas laterais, troque a máscara. Enquanto estiver na rua, não mexa na máscara e muito menos coloque-a para baixo do queixo.

Na rua

É ideal trocar a sua máscara quando ela estiver suja ou úmida, ou ainda depois de 3 ou 4 horas seguidas de uso. Não mexa na sua máscara enquanto estiver usando. Para trocar, segure novamente nos elásticos e puxe para a frente, afastando a cobertura do rosto. 

Coloque a máscara usada em um saquinho separado e o guarde para lavar em casa, ou descarte no lixo comum caso esteja usando os modelos descartáveis. Higienize as mãos e vista uma nova máscara.

Limpeza correta

Máscaras descartáveis não podem ser reutilizadas. Já as máscaras de tecido podem ser lavadas e usadas novamente enquanto ainda preservarem seu formato. Você pode limpá-las na mão, usando água e sabão, ou na máquina de lavar roupa (cuidado com os elásticos nesse caso). Também é possível utilizar uma mistura de água e água sanitária para deixar as máscaras de molho, mas a água sanitária pode manchar tecidos tingidos. 

Deixe as máscaras secarem no sol e, depois de secas, use o ferro de passar para devolvê-las o formato original. Caso os elásticos estejam frouxos ou o tecido esteja desgastado, descarte essa máscara.

Seguindo estes passos e dicas, você estará usando a máscara com segurança e preservando sua saúde e de sua família. Outra medida para cumprir com esse objetivo é ficar em casa, restringido sua exposição e contato com possíveis pessoas doentes. Aproveite e leia também sobre a importância da rotina e como você pode organizar os seus dias em casa.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz