Toda vez que um invasor, seja vírus, bactéria ou agente alérgeno, por exemplo, entra em contato com nosso organismo, um verdadeiro exército de células, tecidos, moléculas e órgãos age como uma barreira protetora na tentativa de impedi-los.
Também conhecido como sistema imune ou sistema imunitário, o sistema imunológico é o mecanismo de defesa do corpo humano, capaz de destruir e inativar microorganismos e invasores que possam causar prejuízos à saúde.
Portanto, é necessário mantê-lo fortalecido através de hábitos saudáveis e outros cuidados que você pode conferir neste artigo. A seguir entenda como o sistema imunológico funciona na defesa contra doenças.
Como funciona o sistema imunológico
Em contato com antígenos, substâncias reconhecidas como nocivas à saúde, o sistema imunológico reconhece esses agentes e mobiliza os chamados anticorpos ou imunoglobulinas, componentes presentes no sangue e em outras partes do organismo, desencadeando uma série de reações que podem gerar sintomas mais ou menos graves.
Os antígenos, em alguns casos, podem ser células do próprio organismo e assim caracterizar uma doença autoimune como lúpus. Normalmente, a ação coordenada do sistema imunológico é a principal responsável pelo combate a efeitos negativos causados por doenças, quanto mais efetiva for a resposta aos antígenos, melhor caracteriza-se a imunidade quanto a essas doenças.
Tipos de imunidade
A imunidade é a capacidade de responder a esses antígenos e proteger-nos contra infecções, e pode ser adquirida de forma natural ou artificialmente através de vacinas. São dois tipos:
- Imunidade inata: é a imunidade natural que nos acompanha desde o nascimento. Barreiras presentes na pele, mucosas e outras estruturas agem como uma primeira linha de defesa, de forma imediata e contra um número limitado de substâncias, sem uma resposta específica. Esse tipo de imunidade não cria uma memória imunológica contra infecções futuras.
- Imunidade adquirida: a segunda linha de defesa é adquirida através da síntese de anticorpos quando somos expostos a antígenos ao longo do nosso desenvolvimento. Neste caso, o período de exposição e a resposta do organismo é maior. Cria-se uma memória imunológica que pode ajudar a combater infecções recorrentes por determinado agente. Pode ser adquirida de forma ativa, através da vacinação, ou passivamente, através da administração de anticorpos de outra pessoa ou animais, como no caso do soro de animais peçonhentos, cobras e aranhas, por exemplo.
Como fortalecer o sistema imunológico
A imunidade baixa pode representar um risco para o enfraquecimento do organismo. É possível agir para tornar o sistema imunológico mais forte através de hábitos que envolvem cuidados com a qualidade de vida. A alimentação balanceada, rica em nutrientes e substâncias como zinco, vitamina C, ômega-3 e probióticos, pode contribuir para produção de células de defesa. Veja aqui a relação entre a alimentação e imunidade. Atividades físicas e sono regular também fazem parte dessas ações.
Pessoas de todas as idades devem observar a frequência de gripes, resfriados e outras infecções que podem indicar que exista uma baixa no sistema imunológico. Visitas ao médico regularmente para consultas e realização de exames são atitudes muito bem-vindas para monitorar a imunidade e manter a saúde geral em dia. Conte com DrApp para agendar suas consultas e exames com economia e conforto.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.