Os exames para detectar o câncer de mama

27 de abril de 2024
0

O câncer de mama, infelizmente, é um dos tipos mais comuns que acometem as mulheres no mundo todo. Não se sabe o que causa os tumores, mas existem os fatores que estão associados a muitos casos, como a genética, o sedentarismo e o uso de suplementação hormonal por longos períodos. A idade também um fator de atenção, pois a maior recorrência dos tumores de mama é a partir da menopausa – o que não significa que mulheres mais novas não sejam afetadas. Em menor escala (1% dos casos), a doença afeta também os homens.

Por esses e outros motivos, como a importância de fazer a detecção precoce do câncer de mama e obter os melhores resultados do tratamento, é necessário fazer o acompanhamento com médicos ginecologista e mastologista. Eles poderão solicitar os exames que auxiliam na investigação e diagnóstico do câncer de mama. Conheça 4 deles agora.

Exame físico

Aqui, estão incluídos tanto o autoexame da mama como também o exame físico realizado em consulta médica. O objetivo desse teste é identificar a textura da pele e da mama no geral, utilizando a sensibilidade das mãos para encontrar também possíveis nódulos no tecido. O problema deste exame é sua baixa confiabilidade, afinal um tumor pode estar presente e não ser perceptível no toque. Ainda assim, este é um teste rápido e que pode ser incluído na rotina de mulheres adultas.

Ao notar qualquer alteração, é importante buscar por atendimento médico especializado para aprofundar a investigação e assim confirmar, ou descartar, o caso.

Ultrassom de mama

O ultrassom é um exame de imagem simples, que utiliza as ondas sonoras para projetar imagens dos tecidos e estruturas internas do corpo em uma tela. É seguro e indolor, inclusive, sendo recomendado ainda para mulheres mais novas. O técnico ou médico responsável pelo exame vai registrar as imagens para análise posterior ou ainda emitir um laudo na hora.

Mamografia

Já a mamografia também é um exame de diagnóstico por imagem, porém, com a utilização de Raio X. Esta é uma radiografia específica, realizada no aparelho próprio chamado de mamógrafo. Nele, cada mama é examinada por vez, fazendo uma leve compressão para que todos os tecidos possam aparecer na chapa. Depois que todas imagens são captadas e gravadas, na chapa ou em arquivos digitais, a paciente está liberada. Também não exige nenhuma preparação específica, pedindo apenas que peças de metal e outros materiais que podem prejudicar a imagem sejam removidos anteriormente. Diferente do ultrassom, a mamografia é recomendada para mulheres mais próximas da menopausa, sendo alvo de campanhas de saúde todos os anos. Dependendo do histórico de cada mulher, o exame será solicitado todos os anos ou com maior espaçamento.

Biópsia de mama

Este último exame já é adotado para ter a certeza do diagnóstico. Na biópsia, uma pequena amostra de tecido é removida da mama para avaliação sobre a presença de tumores, sejam eles benignos ou malignos. É com este exame que se identifica, também, o tipo de câncer de mama que acomete a paciente. Existem diferentes técnicas aplicadas na biópsia de mama, relacionadas ao método que será empregado para coletar as amostras, mas o exame é relativamente rápido e pode ser realizado com anestesia local.  

Definitivamente, a mamografia é o exame mais popular e recomendado para todas as mulheres a partir dos 40 anos. Agora que você conheceu estes 4 testes para a detecção do câncer de mama, aproveite para conhecer a mamografia em mais detalhes, e inclusive saber quando esse exame deve ser agendado.

Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.

Posts Recomendados

Deixe um comentário

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz