As principais doenças cardíacas e circulatórias

26 de abril de 2024
9

Hábitos saudáveis como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são recomendados por profissionais de saúde e importantíssimos no combate das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte em todo o mundo.

Segundo Sociedade Brasileira de Cardiologia, no país, mais de 30% dos óbitos registrados são causados pelas conhecidas doenças do coração, que também afetam as veias e artérias que compõem o sistema circulatório. 

Muitas dessas mortes podem ser evitadas com a prevenção dos fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Conheça as principais doenças cardíacas e circulatórias e saiba como elas podem ser prevenidas.

O que são doenças cardiovasculares?

O sistema circulatório tem como principal função distribuir o sangue pelo organismo que carrega consigo oxigênio, nutrientes, hormônios e demais substâncias essenciais para o funcionamento adequado de todas as células.

As doenças cardiovasculares (DCV) estão diretamente ligadas ao coração, artérias, veias e vasos capilares. Caracterizadas pela maior gravidade, estão aquelas que afetam as artérias do coração e do cérebro.

Os fatores de risco predominantes para o aparecimento dessas doenças estão relacionados ao gênero (maior prevalência em homens), idade (maioria acima dos 50 anos), fatores genéticos e também fatores comportamentais como sedentarismo, consumo de álcool em excesso, tabagismo e alimentação rica em gorduras e açúcares estão entre eles, além do excesso de peso e obesidade, colesterol e triglicérides alto, diabetes e hipertensão.

Sintomas são menos comuns e quando se manifestam como a dor no peito, dificuldade para respirar e falta de ar, sensação de enjoo e vômito, fraqueza nos membros, confusão mental, dificuldade para enxergar, falar e escutar e  o desmaio, podem  estar relacionados ao acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto do miocárdio.

O tratamento depende do tipo de doença cardiovascular e pode incluir intervenções cirúrgicas, uso de medicamentos e outras terapias recomendadas por médicos e especialistas como o cardiologista – o “médico que cuida do coração”.

Principais doenças do coração

Segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares podem ser classificadas em:

  • Doença coronariana – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
  • Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro;
  • Doença arterial periférica – doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
  • Doença cardíaca reumática – danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas;
  • Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento;
  • Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

Aqui, ainda podemos citar os eventos agudos, como o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), respectivamente causados pelo acúmulo de gordura e coágulos que bloqueiam o fluxo sangue nos vasos e artérias do coração e do cérebro. Tratam-se de casos de emergência em que o tempo para atendimento dos pacientes é essencial para ter alguma recuperação.

Como prevenir doenças cardiovasculares

Sem dúvidas, a melhor forma de prevenção às doenças cardiovasculares é a combinação entre a redução dos fatores de risco existentes e acompanhamento médico regular. Consultas e exames realizados periodicamente contribuem para o diagnóstico e tratamento precoce que podem salvar sua vida de complicações. Saiba, então, quando procurar um cardiologista.

My New Stories

Ginecologia e Obstetrícia: entenda a importância de cuidar da saúde da mulher
Exames de sangue de rotina feminino: guia completo para a saúde da mulher
plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz