Mamografia: conheça o exame e saiba quando agendar

30 de julho de 2021
0

A detecção precoce do câncer de mama é a melhor forma de adotar um tratamento eficiente e com melhores chances de resultado positivo. Os tumores surgem a partir da multiplicação desordenada de células dos tecidos da mama, e as células anormais que surgem neste processo também se multiplicam, assumindo característica benigna ou maligna.

Para encontrar estes tumores mais cedo, é essencial fazer um acompanhamento médico periódico e realizar os exames indicados. Como existem fatores que aumentam os riscos do câncer de mama – a exemplo da genética, a idade (pós-menopausa) e o sedentarismo – é importante realizar os exames de detecção de tempos em tempos.

Neste artigo, conheça o que é a mamografia e também quando este exame deve ser realizado.

Como é feita a mamografia?

Este é um exame de diagnóstico por imagem utilizando o Raio X. A mamografia é realizada com o apoio de um aparelho próprio, chamado mamógrafo. O exame não exige nenhuma preparação específica ou especial, e geralmente é realizado dentro de 30 minutos. É pedido que a paciente remova sutiã e quaisquer peças e acessórios metálicos, que obstruem a imagem obtida na radiografia.

O técnico que realiza o exame vai direcionar o posicionamento e a compressão das mamas entre duas chapas, possibilitando a captação das imagens em Raio X dos tecidos internos da mama. O resultado da mamografia é emitido em uma chapa, exceto na mamografia digital, em que as imagens obtidas são gravadas em alguma mídia digital ou impressas em papel normal.

Qual é a idade para fazer a mamografia?

Não existe a idade certa e exata para fazer a primeira mamografia. É sabido que, a partir dos 40 anos, o médico ginecologista vai começar a solicitar o exame anualmente ou com uma periodicidade maior, podendo começar mais cedo caso a paciente tenha histórico de câncer de mama na família ou outro quadro relacionado. 

Para complementar a investigação, ou ainda antes de solicitar a mamografia, também pode ser pedido o ultrassom de mama.

Quando agendar a mamografia?

O exame é solicitado sempre pelo médico, seja o clínico geral ou os especialistas já citados acima. Está disponível em rede pública, mas sabemos que existem longas filas para conseguir agendar a mamografia. Em rede privada, também exige o pedido médico. É recomendável não agendar o exame nos dias que antecedem a menstruação, pois a mulher pode estar mais sensível à dor.

Agende o exame em um horário mais conveniente para sua rotina, considerando que o exame leva seu tempo de realização e mais a chegada ao laboratório. Os resultados podem sair na hora ou depois de alguns dias. Por via das dúvidas, agende o exame sempre que for solicitado, afinal só a mamografia pode captar tumores e nódulos ainda não percebidos no toque. O seu médico e também o laboratório de exames podem ajudar em qualquer questão ou dúvida relacionada.

Agora que você conheceu a mamografia em mais detalhes, sabe também como é importante fazer o acompanhamento médico com ginecologistas e mastologistas. Para agendar sua consulta ou seus exames, conte com DrAPP APM.

My New Stories

plano de saúde
agendamento de consulta online
Atendimento médico
relação entre médicos e pacientes
Vantagens para sua clínica
como definir valor de consulta
fidelizar pacientes
médico endocrinologista
Emagrecer com saúde
Síndrome Metabólica
problemas do sedentarismo
aplicativo médico
ferramentas de gestão de clínicas
agendamento de consulta online
Prontuário eletrônico
marketing médico
como atrair e fidelizar mais pacientes
organização para agenda de pacientes
montar um consultório médico
Gestão financeira para clínica e consultório médico
Cirurgia do Aparelho Digestivo
tipos de psicoterapia
Ecocardiograma
Endocrinologia e metabologia
Cirurgia da Mão
homeopatia e acupuntura
urologista
hepatites virais
nutrólogo e nutricionista
Otorrinolaringologista
gripe e resfriado
quando procurar um mastologista
procurar médico especialista
quando marcar pediatra
O que o dermatologista faz
Quando procurar um cardiologista
O que é angiologia
Nefrologia
Médico Alergologista
consulta com psiquiatra
o que é neurocirurgia
Ginecologia e Obstetrícia
procurar médico ginecologista
O que oftalmologista faz