A pandemia da Covid-19 mobilizou profissionais, hospitais, laboratórios e pesquisadores para encontrar formas de diagnóstico e tratamentos eficazes, e agilidade é essencial neste momento. Uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o número de casos e conseguir o melhor aproveitamento de políticas como o isolamento social é a ampla testagem da população.
Nesta altura da pandemia no Brasil, os exames da Covid-19 já estão distribuídos nas redes pública e privada, porém com certa limitação. Quando falamos de testes para encontrar o coronavírus, temos o teste rápido de sorologia (IgM e IgG) e o exame PCR. Como descreveremos a seguir, cada um é feito de uma forma específica e também tem recomendações próprias.
Vamos apresentar, agora, quais são os exames da Covid-19 e como eles são realizados.
Exame de Sorologia da Covid-19
Este é o chamado teste rápido, disponível nas campanhas de testagem em massa. Este exame detecta, através dos anticorpos IgM e IgG (ou então IgA e IgG), se o paciente já esteve infectado pelo coronavírus.
- Como é feito?
Através da coleta de uma amostra de sangue, aplicada sobre o instrumento do teste, que revela o resultado em alguns minutos. Os resultados possíveis são “reagente” ou “não reagente”, dependendo de quais anticorpos estão sendo testados.
- Recomendação e disponibilidade
Como já mencionamos, este teste indica se a pessoa já esteve contaminada com o vírus SARS-CoV-2. Ele é recomendado para quem já apresentou sintomas – ou quem convive com alguém que apresentou os sintomas – a partir do 10º dia, que é a janela necessária para que o corpo produza os anticorpos de defesa contra o vírus. Sua disponibilidade é maior, estando disponível de forma gratuita em campanhas do governo, com venda para empresas e também nos laboratórios particulares. Não existe preparo para o exame e o resultado sai rapidamente, o que dispensa também agendamento, mas deve ser observada esta característica relacionada ao tempo de 10 dias depois do aparecimento de sintomas.
Exame PCR
Este é o teste utilizado para pessoas com sintomas, diferenciado por detectar o vírus no organismo, e não seus anticorpos. É realizado em hospitais e em laboratórios, e também é chamado de RT-PCR.
- Como é feito?
Utilizando o swab, um tipo de cotonete alongado, para alcançar a mucosa no fundo do nariz. Ali ele colhe material para então detectar o RNA do vírus SARS-CoV-2. Este exame não dói, mas é incômodo. Também não exige preparação.
- Recomendação e disponibilidade
É recomendado para pessoas com sintomas ativos, sendo também o melhor teste para diagnosticar a Covid-19. Seu acesso é mais limitado, estando presente já na rede particular porém com custo relativamente alto.
Onde fazer seu teste da Covid-19
Os planos de saúde já estão obrigados a oferecer os testes de detecção da Covid-19. Na rede pública, vale se atentar às campanhas realizadas por prefeituras em um esforço para monitorar toda a população. Os laboratórios privados também já estão oferecendo os dois tipos de exame. Pesquise o custo-benefício e a disponibilidade na sua região. Antes de agendar ou procurar o laboratório, ligue e confira horários de atendimento e também qual é o teste indicado para você e sua família.
E, no mais, cuide-se usando a máscara e evite as aglomerações. Reforce a higiene pessoal e mantenha os cuidados no trabalho, caso já tenha voltado à rotina. Prevenção ainda é a nossa maior defesa.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.