Mesmo com o decreto da quarentena em estados e cidades brasileiras, o atendimento médico em clínicas esteve aberto, assim como o atendimento de dentistas. A recomendação, porém, foi de atender casos essenciais e relacionados a pacientes recorrentes, reduzindo capacidade e pessoal da clínica, além de diminuir os horários de funcionamento e oferecer itens de higiene e segurança.
Neste período, muito pacientes ficaram em dúvida sobre a possibilidade de passar por consulta médica. Saiba que elas estão liberadas, mas uma série de cuidados ainda é necessária. Nos próximos tópicos, apresentamos os principais pontos de avaliação e o que você precisa considerar antes de marcar e sair para sua consulta médica.
Consulta vs. pronto atendimento
Já tratamos aqui no blog sobre as recomendações para buscar o atendimento médico de emergência. O pronto atendimento está disponível na rede pública e também em centros e hospitais privados, dispensando agendamento.
Por via das dúvidas, se for possível, consulte seu médico sobre a necessidade de visitar o consultório, que é indispensável em casos de tratamentos e acompanhamento de doenças crônicas.
Mais à frente, exploramos mais uma opção de atendimento que está disponível no período da pandemia.
Prevenção da Covid-19 e cuidados no atendimento
Mas então, digamos que você realmente precisa passar por consulta, ou ainda realizar algum exame já solicitado. Clínicas e laboratórios sempre seguem protocolos de limpeza exigentes, e com a Covid-19 isso está reforçado, oferecendo aos pacientes também o álcool gel e outras formas de proteção. Equipamentos para exame clínico são descartáveis ou seguem para limpeza e esterilização.
Atenção na hora de marcar sua consulta pois alguns consultórios estão atendendo com horários alternativos e maior espaço na agenda, evitando a concentração de pessoas no espaço. Quando sair para ir ao médico, se possível, vá sozinho e evite a exposição de outras pessoas da sua família.
Opção: teleconsultas
A telemedicina é a prática da medicina com tecnologias para atendimento, avaliação e diagnóstico à distância, utilizando a internet e ferramentas de videoconferência. Consultas particulares já estão disponíveis neste formato, que também é utilizado na rede pública em regiões e condições específicas.
Para uma teleconsulta, será necessário ter um aparelho com câmera, notebook ou celular, e conexão com a internet. Ela também tem hora marcada, e idealmente será utilizado um software ou aplicativo seguro, garantindo sua segurança e também o envio de documentos como atestados e receituário. Para evitar sair de casa e seguir o isolamento social, as teleconsultas são ótimas soluções.
Enfim, o que vale em todos os casos é ponderar necessidade e risco, considerando também que já conhecemos todas as medidas de proteção para evitar os contágios de Covid-19. Se for o momento de agendar consultas médicas, conheça DrApp e encontre especialistas com agendamento online.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.