Nosso corpo dá sinais quando algo está errado em seu funcionamento ideal. A tosse é um mecanismo de resposta do sistema respiratório sobre a ação de algum fator externo ou interno sobre as vias respiratórias.
Existem dois tipos que se diferenciam pela presença de secreção (catarro) ou a ausência. A tosse seca geralmente não traz o chiado, mas pode causar ainda mais irritação. Isso faz com que muitas pessoas tentem segurar a tosse e às vezes causa rouquidão.
Quando persiste por semanas ou meses, a tosse deve ser investigada em consulta ao médico através de análise clínica e exames laboratoriais. A seguir, veja algumas das principais causas da tosse seca.
Clima seco e poluição
Principalmente no inverno, a temperatura mais baixa e o clima seco contribuem diretamente para o aparecimento da tosse seca. Somado à poluição do ar, principalmente nos centros das grandes cidades com o fluxo intenso de automóveis, esse sintoma pode ser agravado.
Os fumantes e pessoas que estejam expostas a esse tipo de fumaça também podem apresentar episódios de tosse seca, já que a fumaça do cigarro também causa irritação das vias respiratórias, além de outros efeitos prejudiciais ao organismo.
Nesses casos, é necessário realizar uma investigação sobre os hábitos e histórico clínico do paciente para encontrar a origem do sintoma.
Alergias e irritações
Além da fumaça, existem outros agentes alérgenos que podem provocar a tosse seca. Neste caso, os mais comuns são os pelos de animais, o mofo, pólen, ácaros e partículas de poeira no ar. Para evitá-los, é importante, sempre que possível, manter ambientes arejados com ventilação natural e limpos.
Doenças respiratórias crônicas como asma também causam a tosse seca e podem ser tratadas, com orientação médica, para ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente diante a situações em que o clima frio e seco e outros agentes possam provocar irritação.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo é uma doença do aparelho digestivo causado pelo retorno do líquido ácido do estômago ou da bile, causando irritação da mucosa. Um dos sintomas é a tosse seca, devido a irritação da mucosa, além de dores abdominais, arrotos, secura na garganta, azia, queimação e produção excessiva de saliva que podem ou não estar associados.
É necessária a investigação médica do refluxo gastroesofágico para evitar o agravamento da doença, que é crônica e pode causar feridas nas paredes do estômago e esôfago. Apesar do alívio com o uso de medicamentos, não é recomendado tomá-los sem orientação de um especialista.
Infecções respiratórias
Doenças respiratórias causadas por infecções virais como gripes e também resfriados podem apresentar a tosse seca como um de seus sintomas. Recentemente, com a pandemia de Coronavírus, este passou a ser um dos pontos de atenção, já que a tosse seca é frequentemente observada entre os pacientes sintomáticos.
Vale salientar que, para estes casos, apenas a tosse seca não caracteriza que o paciente esteja com a doença. Outros sintomas mais graves associados como a febre alta e persistente e a falta de ar indicam a necessidade de atendimento. Aproveite para conhecer como é o exame para diagnosticar a Covid-19.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.