Com o período da quarentena e do isolamento social como prevenção da Covid-19, muitas pessoas passaram a ficar em casa o dia todo. Principalmente entre quem já tinha o hábito de comer fora de casa, seja pela rotina de trabalho e também como uma forma de lazer, a questão da alimentação em casa ficou em evidência, considerando também que muitas pessoas não cozinhavam antes desse período.
E ainda tratando da alimentação saudável, enquanto estamos em casa lutamos constantemente com a tentação de pedir delivery dos mais diversos restaurantes e ainda de junk food. O ponto é que manter uma alimentação saudável ajuda na nossa imunidade e no bom funcionamento do corpo.
A seguir, preparamos uma lista rápida de dicas para manter uma alimentação saudável em casa. Confira e anote agora!
Faça compras inteligentes
Até mesmo para fazer compras no mercado e na feira já temos uma nova preparação e uma série de cuidados, não é? Pensando no seu cardápio e, no mínimo, em três refeições diárias, é importante se programar para comprar laticínios, não perecíveis, proteínas, frutas e legumes de maneira econômica, evitando o desperdício e também novas saídas para a rua. A famosa lista de compras continua sendo sua melhor aliada, e vale a pena se programar também em relação ao horário da compra, evitando maior concentração de pessoas. Prefira ir sozinho, ou se for do grupo de risco da Covid-19, peça ajuda de algum parente ou vizinho. Outro ponto é a possibilidade de fazer compras de mercado pela internet, que deve ser avaliada em questão de custo-benefício.
Experimente novas receitas
Esta dica vale para quem já preparava as próprias refeições e também para quem está precisando se virar. A internet está recheada de blogs, vídeos e perfis no Instagram que trazem receitas mais leves, além de versões sem açúcar, sem lactose e em variações vegetarianas e veganas. Você pode encontrar receitas novas para pratos que já gosta e também experimentar novas culinárias.
Mesmo quem não se arrisca na cozinha certamente encontrará receitas práticas para começar e já incluir no cardápio. E em último caso, ao pedir comida via delivery, opte por refeições leves, evitando massas, frituras e fast food.
Prepare lanches rápidos
Para quem está trabalhando em casa, é importante fazer pequenas pausas na rotina para se alongar, tomar um ar e também fazer um lanche. Para se organizar e não cair na tentação de salgadinhos, doces e bolachas, aposte em lanches saudáveis e práticos, como iogurtes, chips de frutas ou de batata doce assada, salada de frutas, receitas de tapioca e torradas de tipo integral.
Conheça os grupos alimentares
Uma alimentação saudável é também uma alimentação diversificada. Muita restrição é ruim, e excessos, principalmente de gorduras, açúcar e carboidratos, também prejudicam a saúde. Os grupos alimentares são, resumidamente:
- Carboidratos
- Hortaliças
- Frutas
- Leguminosas
- Carnes
- Laticínios
Além de açúcar e gorduras, que são mais limitados mas, infelizmente, estão presentes em diversos produtos e receitas. Por questões de dietas restritivas e também por alergias alimentares, podemos apresentar deficiências em vitaminas e minerais adquiridos na alimentação. Este é um dos casos em que é recomendável procurar um médico nutrólogo. Aproveite e encontre este especialista com DrApp.
Compartilhando informação visando a prevenção da saúde integral.